Suspeito de ameaçar Lula no Pará é investigado pela Polícia Federal
Por: Ana Pastana
13 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã dessa quarta-feira, 12, uma operação para investigar e coibir ameaças contra a vida do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As investigações foram iniciadas após um homem, que não teve a identidade divulgada, publicar em redes sociais ameaças de realizar um atentado contra o presidente durante a visita à capital paraense. Lula cumpre agenda em Belém nessa quinta, 13, e sexta-feira, 14.
Diante da gravidade dos fatos, a PF representou junto à Justiça Federal no Pará por medidas judiciais contra o suspeito. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão, além da imposição de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de aproximação do investigado a locais onde a autoridade estiver presente.

O suspeito foi ouvido e submetido à colocação da tornozeleira eletrônica. As investigações seguem em andamento para esclarecer todos os detalhes do caso.
Visita ao Norte
O presidente Lula iniciou o cumprimento de agenda nessa terça-feira, 11, na capital amapaense, onde inaugurou o conjunto residencial Nelson dos Anjos. O líder estadual também deve assinar a ordem de serviço para o início das obras de um Instituto Federal na capital amapaense.
Ainda nesta quinta-feira, 13, Lula deve seguir para a capital paraense, Belém, onde vai acompanhar, nesta sexta-feira, 14, obras estratégicas da Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP30), que acontecerá na capital paraense em novembro deste ano.
Lula também deve visitar espaços como o Parque da Cidade, localizado entre as avenidas Brigadeiro Protásio, Júlio Cézar Ribeiro, Senador Lemos e o Complexo Viário Daniel Berg, em Belém; também está previsto para o presidente sobrevoar projetos como a macrodrenagem e urbanização nas bacias do Tucunduba e Murutucu.
O Terminal Hidroviário Internacional de Belém, o Museu das Amazônias e a ampliação do Aeroporto de Belém devem ser um dos locais que o presidente Lula vai visitar na capital paraense.
Erro
Durante uma entrevista à Rádio Diário FM, em Macapá, capital do Estado do Amapá, Lula afirmou que a sede da COP30, que acontecerá em novembro deste ano, no Pará, aconteceria no Estado amapaense.
Em outro momento, o presidente Lula se refere à capital como Estado. “Vamos fazer a COP30, da qual o Amapá vai se colocar como um Estado exemplo de preservação ambiental. Macapá, possivelmente sendo o Estado brasileiro com menos desmatamento neste momento […] Então, quando nós decidimos fazer a COP no Amapá, era porque a gente queria: ‘pare de falar na Amazônia e venha conhecer a Amazônia'”, disse.