Suspeito de manter animais silvestres em cativeiro é preso em Manaus
12 de agosto de 2020

Da Revista Cenarium*
MANAUS – Um homem de 64 anos foi preso, em flagrante, pela Polícia Civil do Amazonas (PC/AM), por maus-tratos contra animais e por manter animais silvestres em cativeiro. A prisão ocorreu nesta terça-feira, 11, na rua Belém, Comunidade Gustavo Nascimento, bairro Cidade de Deus, Zona Norte de Manaus.
Segundo a delegada Carla Biaggi, policiais da equipe de investigação da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema) descobriram o cativeiro após denúncias feitas por populares de que ocorria a prática conhecida como ‘rinha de galos’.
A titular detalhou que, após a denúncia, a equipe policial se dirigiu ao endereço para averiguar a situação. No local, foi constatada a presença de cerca de 80 animais silvestres e domésticos, sendo dentre eles um papagaio, marrecos, galos, galinhas, patos e um cachorro.

“Após constatarmos a presença dos animais no cativeiro, nossa equipe retornou com os mesmos para a sede da Dema para passarem por perícia”, explicou Biaggi.
A autoridade explicou, ainda, que os animais domésticos serão encaminhados para abrigos e para a fazenda da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e os silvestres serão encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Procedimentos
Segundo a polícia, o homem será indiciado pelos crimes de maus-tratos a animais silvestres e domésticos e por manter animais silvestres em cativeiro. Ele responderá em liberdade.