Sylvio Puga comemora reeleição à reitoria da Ufam e diz: ‘Vamos continuar o bom trabalho que vínhamos exercendo’

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). (Reprodução/Internet)

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

Manaus – O atual reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, venceu, nesta quinta-feira, 25, a eleição da instituição com 50,64% dos votos válidos do corpo universitário. A chapa 33 encabeçada por Puga e pela vice, Therezinha Fraxe, disputava o quadriênio contra a chapa 21, dos professores Marco Antônio de Freitas Mendonça e Raimundo Passos.

“Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Comissão Eleitoral, formada pelas nossas entidades, que de forma republicana, fizeram um trabalho irretocável desde quando a comissão foi formada. Quero também agradecer a toda a comunidade que participou de forma efetiva. É muito importante cada vez mais todos que efetivamente, independentemente de suas posições, participem da consulta eleitoral”, agradeceu Sylvio Puga, ao lado da vice, Therezinha Fraxe.

PUBLICIDADE

“Portanto, quero aqui agradecer a todos independente das preferências e opções do segundo turno da nossa eleição. Eu e a professora Teca Fraxe. Eu reitor reeleito, a partir de agora, passamos a ouvir todos da nossa comunidade efetivamente”, completou Puga.

Eleitores

A eleição teve a participação de 6.276 estudantes, 1.642 professores e 1.377 foram votos de técnicos-administrativos. A chapa 33 recebeu 4.375 votos e a chapa 21 recebeu 4.272 votos. 46 votos foram brancos e 73 nulos. E de acordo com o calendário da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária, o resultado oficial será publicado no dia 29 de março no site da Ufam, e ainda será definida a escolha da lista tríplice que deve seguir para o presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem Partido), para escolha do nome do novo reitor da Ufam.

O segundo turno ocorreu nos mesmos moldes do primeiro, por meio de votação virtual, para que não houvesse aglomeração nas unidades da Ufam na capital e no interior. A decisão vai de encontro ao momento delicado por qual passa o mundo, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A decisão da universidade visa também preservar o processo democrático de construção e fortalecimento da Ufam.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.