Sylvio Puga e Marco Mendonça disputam o segundo turno para reitor da Ufam

Sylvio Puga e Marco Mendonça disputam o segundo turno para reitor da Ufam. (Reprodução/Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Comunidade Universitária da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) irá escolher nesta quarta e quinta-feira, 24 e 25 de março, o novo reitor da instituição. Mais de 37 mil pessoas se cadastraram no aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas (Saele) para votarem. Disputam o segundo turno o atual reitor Sylvio Puga e o professor doutor Marco Mendonça.

O segundo turno ocorre nos mesmos moldes do primeiro, por meio de votação virtual, para que não haja aglomeração nas unidades da Ufam na capital e no interior. A decisão vai de encontro ao momento delicado por qual passa o mundo, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus. A decisão da universidade visa também preservar o processo democrático de construção e fortalecimento da Ufam.

PUBLICIDADE

Na tentativa de reeleição, Sylvio Puga encabeça a chapa 33 e tem como vice-candidata a professora Teca Fraxe. As propostas da dupla baseiam-se na continuidade da melhoria das avaliações acadêmicas, como o Índice Geral de Cursos (IGC), que posicionam a Ufam como instituição de alto rendimento no Ministério da Educação. Sylvio Puga e Teca Fraxe encabeçam a chapa 33.

Já a outra chapa tem como candidato o professor doutor Marco Mendonça e vice o professor Raimundo Passos. Marco Mendonça adiantou que, se eleito, pretende destravar a Universidade Federal do Amazonas, diminuir a burocracia para que o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação possam ser mais eficientes. “Pretendo recuperar o ano letivo de 2020 com um calendário especial”, afirmou.

Votação

Para a votação eletrônica, que ocorre nos dias 24 e 25 de março, estão disponibilizados link e informações nos sites da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam). Será considerada eleita a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos, conforme cálculo descrito no Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária.

Edição: Alessandra Leite

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.