Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
29 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Após constatar irregularidades e suspender temporariamente, na semana passada, o concurso público da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) voltou atrás, nesta segunda-feira, 3, e autorizou a realização do certame. Em nota, a PC-AM, por meio do presidente da Comissão do Concurso, delegado Thyago Tenório, confirmou a decisão da Corte.

Com a revogação da medida cautelar que suspendia o Edital nº 02/2021 — PC-AM, que trata do concurso para escrivão, perito e investigador, as inscrições para o certame podem ser realizadas a partir das 16h (horário de Manaus) desta segunda-feira, 3.

O Edital 02/2021 havia sido suspenso no último dia 29 de dezembro, após o presidente do Tribunal, conselheiro Érico Desterro, acatar uma representação da Secretaria Geral de Controle Externo (Secex) da Corte de Contas que apontava três irregularidades no edital do concurso público, como um número maior de vagas (17 a mais) para o cargo de escrivão se comparadas com o quantitativo de vagas efetivamente disponíveis.

As inscrições para escrivão, perito e investigador acontecem, juntamente, com as inscrições do Edital nº 01/2021 — PC-AM, que trata do concurso para delegado de polícia. Segundo a Polícia Civil, o presidente da comissão informou que as provas objetiva e discursiva para o concurso de delegado foram antecipadas para o dia 27 de março de 2022, conforme publicação no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ao todo, o concurso para escrivão, perito (legista, criminal e odontolegista) e investigador oferece 300 vagas. De acordo com o Edital 02/2021, são 62 vagas para escrivão, 27 vagas para perito criminal, oito vagas para médico legista, três para odontolegista e 200 vagas para investigador. O concurso público para delegado de polícia prevê, ao todo, 62 vagas.

Veja a nota da PC-AM:

NOTA DE ESCLARECIMENTO — Concurso da Polícia Civil do Amazonas

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do presidente da Comissão do Concurso, delegado Thyago Tenório, informa que na tarde desta segunda-feira (03/01), o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) revogou a medida cautelar que suspendia o Edital nº 02/2021 – PC-AM, que trata do concurso para escrivão, perito e investigador.

No Despacho nº 1427/2021- GP, exarado pelo conselheiro-presidente Érico Xavier Desterro e Silva, consta a revogação da medida. Assim sendo, as inscrições para o certame iniciam às 16h (horário de Manaus), desta segunda-feira, juntamente com as inscrições do Edital nº 01/2021 – PC-AM, que trata do concurso para delegado de polícia. Ainda sobre o certame para delegado, o presidente da comissão informa que as provas objetiva e discursiva foram antecipadas para o dia 27 de março de 2022, conforme publicação no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).