Teatros Amazonas e da Paz podem se tornar patrimônios mundiais


Por: Cenarium*

10 de fevereiro de 2025
Teatros Amazonas e da Paz podem se tornar patrimônios mundiais
Teatro Amazonas e Teatro da Paz (Reprodução)

MANAUS (AM) – O Teatro Amazonas, de Manaus, e o Teatro da Paz, de Belém, no Pará, considerados dois símbolos do ciclo da borracha, poderão se tornar Patrimônio Mundial da Unesco.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a proposta será submetida à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco composto por representantes de 23 países.

Caso os teatros atendam aos requisitos, as candidaturas poderão ser incluídas na pauta do comitê para um possível reconhecimento como patrimônio cultural. A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, destaca a importância desse reconhecimento.

Ambos os teatros são símbolos pujança e de riqueza proporcionadas pelo ciclo da borracha na Amazônia além representarem a riqueza cultural da região com apresentações internacionais de companhia de teatro, sobretudo as francesas, muito comum na época. Nesse contexto os dois teatros são testemunhas da importância da região amazônica em relação a economia e a geopolítica mundial entre os séculos XIX e XX“, declarou.

Com a candidatura, o Iphan, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Cultura reforçam a proteção e a valorização dos bens culturais brasileiros, destacando o patrimônio cultural da Amazônia no cenário global.

O documento será analisado pela Unesco, mas ainda não há um prazo definido para a conclusão da análise.

(*) Com informações da Agência Brasil

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.