4 de dezembro de 2020

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O único vereador declaradamente negro eleito para Câmara Municipal de Manaus (CMM), Ivo Neto (Patriota) falou, em entrevista exclusiva à REVISTA CENARIUM nesta quarta-feira, 18, que tem uma grande responsabilidade social de combater o racismo, por conta de sua representatividade como novo parlamentar.

O patriota foi eleito 4.430 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa foi a primeira eleição que Ivo disputou. O novo parlamentar destacou que o racismo ainda é algo muito presente na sociedade e, mesmo sendo de uma família, predominantemente, negra e de origem humilde, a cor da pele para eles nunca foi uma limitação no que diz respeito aos projetos de vida.

“Contudo, a cor da pele nunca foi para nós limitação no que tange a projetos de vida”, disse Ivo Neto. “O fato de ser o único negro eleito me traz grandes responsabilidades, mas é para mudanças de quadros como este que irei lutar. Só a educação pode minimizar males como o do racismo. E a mesma precisa avançar muito no nosso País”, continuou.

O parlamentar lembrou, ainda, do pai Francisco Sobrinho, ex-delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, e salientou a história e o trabalho realizado por ele enquanto homem negro. “Meu pai também é negro, estudante de escola e universidade pública, mas que, por meio de muito esforço, se tornou um dos delegados de policia mais respeitados do Estado do Amazonas”, enfatizou.

Questionado sobre o diferencial da campanha que o levou a ser eleito, Ivo Neto frisou que já realiza um trabalho social há 20 anos, na Zona Sul de Manaus, realizando diversas ações sociais o que pode ter motivado reconhecimento da população.

“Serei vereador de Manaus, mas é claro que tenho um carinho especial por certas bandeiras, como a da utilização do esporte como ferramenta alternativa para que jovens não recorram ao crime. O trabalho social também me encanta, claro. Fui Conselheiro Tutelar e vejo que temos muito a fazer por esse órgão de suma importância no combate a violações de direitos contra as crianças, adolescentes e jovens”, pontuou.

Ivo reconhece que mesmo sendo de um partido com pensamentos ideológicos polêmicos, vai trabalhar em prol da população como um todo (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Sobre propostas de candidatos não eleitos, Ivo Neto destacou ainda que está aberto para recebê-las e apoiá-las, caso sejam positivas para o município. Por ser de um partido de direita, onde muitos aliados dão declarações polêmicas sobre gays, negros e mulheres, Ivo disse que vai trabalhar para todos, independente de suas convicções.

“Sou cristão católico e o Cristo que conheço ama o ser humano. Eu fui eleito para trabalhar em prol da população de uma cidade e dentro dela possuem negros, gays, deficientes, héteros. Um parlamentar deve objetivar o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, pois assim preconiza nossa Carta Magna”, finalizou.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.