Tensão entre Rússia e Ucrânia faz ao menos 14 países pedirem que cidadãos deixem território ucraniano

Soldados ucranianos em exercício militar em Chernobyl, local do pior acidente nuclear da história; veja imagens dos treinamentos, que acontecem em meio ao aumento de tensão com a Rússia (Volodymyr Tarasov/ Ukrinform/Future Publishing via Getty Images)
Com informações da CNN Brasil

Em meio à crescente tensão na fronteira entre Rússia e Ucrânia e à ameaça iminente de invasão em larga escala, 14 países já pediram para seus cidadãos deixarem o território ucraniano.

Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Noruega, Holanda, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Kuwait, por meio de suas embaixadas ou ministérios de Relações Exteriores, aconselharam as pessoas a deixarem a Ucrânia o “quanto antes possível”.

“Não estamos dizendo que uma decisão foi tomada – que uma decisão final foi tomada pelo presidente Putin. Mas temos um nível suficiente de preocupação, com base no que estamos vendo na região”, disse Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente norte-americano Joe Biden.

PUBLICIDADE

De acordo com Sullivan, há a expectativa de que o presidente norte-americano converse por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, neste sábado. A conversa pode acontecer diante de novos alertas urgentes sobre o potencial risco de um conflito armado na Ucrânia.

A informação também foi confirmada pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, que afirmou à CNN que a ligação entre os dois presidentes deve mesmo acontecer.

Peskov ainda revelou a data e o horário da conversa: será neste sábado (12) às 19h de Moscou (11h nos EUA e 13h pelo horário de Brasília).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.