Teresa Surita ensaia retorno diante de Roraima à deriva
Por: Bianca Diniz
02 de julho de 2025
A ex-prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) voltou a se posicionar publicamente esta semana ao afirmar, em vídeo divulgado nas redes sociais, nessa segunda-feira, que não pretende abandonar a vida política. Ao declarar que “parar seria desistir de fazer coisas extraordinárias”, Surita sinaliza um reposicionamento estratégico em meio a um cenário político marcado por crises em Roraima.
O governador Antonio Denarium (Progressistas), reeleito em 2022, enfrenta quatro cassações por abuso de poder. A permanência, apesar das decisões judiciais, escancara a fragilidade das garantias democráticas no Estado. Roraima ainda absorve os impactos da crise humanitária Yanomami, pela qual o governo local se omitiu deliberadamente, e do fluxo migratório venezuelano, que pressiona os serviços públicos numa região de tríplice fronteira. O Estado, nestes episódios, não esteve ausente, mas claramente, esteve contra.
É nesse vácuo ético e administrativo que Teresa reaparece, com uma trajetória repleta de mandatos como deputada e prefeita, embora criticada por setores da oposição, ficou reconhecida nacionalmente por políticas urbanas e sociais sólidas. O vídeo também fica como um reposicionamento político.
