Terremoto de magnitude 5.9 é registrado em cidade no interior do Acre


02 de outubro de 2021
Tremor foi registrado no Acre  (Reprodução/Rede Sismográfica Brasileira)
Tremor foi registrado no Acre (Reprodução/Rede Sismográfica Brasileira)

Com informações do InfoGlobo

RIO DE JANEIRO – Um tremor de terra de magnitude 5.9 foi registrado no Acre, neste sábado, 2, a 165km da cidade de Tarauacá, às 9h52. O evento, de acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, é de magnitude considerada alta para os níveis brasileiros.

De acordo com o Observatório Sismológico da UnB, devido à sua profundidade, 589,4 km, o tremor não apresenta potencial destrutivo.

Até o momento, não não há o relato de pessoas que tenham sentido o abalo, um dos maiores já registrados no Brasil.

O último sismo que ocorreu na região, que é propensa a este tipo de evento, foi registrado em 22 de agosto, no município de Feijó, e teve magnitude 4.2 mB.

“A maioria dos eventos que ocorre na fronteira do Brasil com o Peru devido à subdução da Placa de Nazca sob a plataforma Sul-Americana. Os eventos com maior magnitude, acima de 7, podem ser sentidos pela população, pois estes ocorrem a grandes profundidades, acima de 550 km. Os eventos abaixo desta magnitude, em geral, não são percebidos na superfície, exceto por equipamentos especializados”, afirmou Marcos Ferreira, geofísico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), ao G1.

O maior tremor de terra já registrado no Brasil ocorreu em 1955, na Serra do Tombador, no Mato Grosso, e teve magnitude 6.2 mB.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO