Terremoto de magnitude 5,9 atinge o sul do Irã
18 de abril de 2021

Com informações do Portal IG
IRÃ – Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a província de Bushehr, no sul do Irã, mas não houve relatos imediatos de grandes danos, disse a televisão estatal do País, neste domingo, 18.
De acordo com a Reuters, a região abriga uma usina nuclear, mas o abalo foi centrado a 100 km de distância do local e de apenas 10 km de profundidade. O tremor atingiu principalmente a cidade de Rig.
Equipes de resgate e cerca de 50 ambulâncias foram enviadas para a área, disse um oficial regional à TV estatal. Até a publicação desta reportagem, a imprensa local afirmava que ao menos duas pessoas ficaram feridas e estavam sendo levadas ao hospital.
Imagens mostram a queda de rochas em uma zona próxima de Bandar Genaveh após o terremoto de magnitude 5,9. Algumas casas nas zonas rurais foram danificadas.
O que explica a alta frequência dos tremores no Irã é a sua posição geográfica. O País fica sobre grandes falhas geológicas, ou seja, numa área de grande instabilidade entre placas tectônicas.
Em abril de 2013, outros dois tremores de magnitudes 6,6 e 7,7 foram registrados no mesmo país, com poucos dias de intervalo. O segundo foi o mais forte abalo sísmico que os iranianos já tinham visto desde 1957, ano em que cerca de 2,6 mil pessoas morreram por conta dos tremores no país.
Veja o Vídeo:
Podcast: Play in new window | Download