The Guardian diz que embaixada brasileira informou à família de Dom Phillips encontro de corpos amarrados em árvores

Omar Gusmão – Da Revista Cenarium

MANAUS — O jornal britânico The Guardian, um dos mais importantes veículos de comunicação do mundo, informou em seu site, na manhã desta segunda-feira, 13, que um adido da embaixada brasileira em Londres informou à família do jornalista Dom Phillips que dois corpos haviam sido encontrados amarrados em árvores na busca pelo jornalista britânico e pelo indigenista brasileiro Bruno Pereira, no Vale do Javari.

O site afirma, ainda, que a “polícia brasileira parece negar” a informação repassada pelo adido da embaixada brasileira. “Um assessor do embaixador do Brasil no Reino Unido disse a familiares que corpos forma descobertos amarrados a uma árvore na floresta tropical, mas a polícia parece negar as observações do adido”, diz a matéria do The Guardian.

A notícia de que dois corpos haviam sido encontrados foi negada tanto pela Polícia Federal, que coordena a força-tarefa criada para realizar as buscas pela dupla desaparecida, quanto pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

“Corpos que podem ser os do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira foram encontrados na Amazônia uma semana após o desaparecimento da dupla, segundo os diplomatas brasileiros”, diz a publicação do jornal.

Segundo o The Guardian, a informação foi repassada à família por meio de um telefonema e foi o cunhado de Phillips que comunicou à imprensa: “Ele disse que queria que soubéssemos que … eles tinham encontrado dois corpos”, disse Paul Sherwood, o cunhado de Phillips. “Ele não descreveu o local e apenas disse que era na floresta tropical e disse que eles estavam amarrados a uma árvore e que ainda não haviam sido identificados”, segue o texto do jornal inglês.

A publicação também inclui a negativa da Polícia Federal e da Univaja, em seguida: “As informações que estão sendo compartilhadas de que os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips foram encontrados não têm mérito”, disse a declaração da Polícia Federal. “Como foi dito anteriormente, materiais biológicos e pertences pessoais dos homens desaparecidos foram encontrados e estão sendo examinados. Assim que qualquer descoberta for feita a família, e a mídia será imediatamente informada”, publicou o veículo, reproduzindo a nota da PF.

“Beto Marubo, um proeminente líder indígena no Vale do Javari, disse ao The Guardian que os grupos indígenas de busca não haviam confirmado a descoberta de dois corpos no local da busca”, diz ainda a reportagem do jornal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO