The Guardian diz que embaixada brasileira informou à família de Dom Phillips encontro de corpos amarrados em árvores

O site do jornal britânico noticiou que a embaixada brasileira informou à família que os corpos haviam sido encontrados (Foto: Reprodução da internet)
Omar Gusmão – Da Revista Cenarium

MANAUS — O jornal britânico The Guardian, um dos mais importantes veículos de comunicação do mundo, informou em seu site, na manhã desta segunda-feira, 13, que um adido da embaixada brasileira em Londres informou à família do jornalista Dom Phillips que dois corpos haviam sido encontrados amarrados em árvores na busca pelo jornalista britânico e pelo indigenista brasileiro Bruno Pereira, no Vale do Javari.

O site afirma, ainda, que a “polícia brasileira parece negar” a informação repassada pelo adido da embaixada brasileira. “Um assessor do embaixador do Brasil no Reino Unido disse a familiares que corpos forma descobertos amarrados a uma árvore na floresta tropical, mas a polícia parece negar as observações do adido”, diz a matéria do The Guardian.

A notícia de que dois corpos haviam sido encontrados foi negada tanto pela Polícia Federal, que coordena a força-tarefa criada para realizar as buscas pela dupla desaparecida, quanto pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).

PUBLICIDADE

“Corpos que podem ser os do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Pereira foram encontrados na Amazônia uma semana após o desaparecimento da dupla, segundo os diplomatas brasileiros”, diz a publicação do jornal.

Segundo o The Guardian, a informação foi repassada à família por meio de um telefonema e foi o cunhado de Phillips que comunicou à imprensa: “Ele disse que queria que soubéssemos que … eles tinham encontrado dois corpos”, disse Paul Sherwood, o cunhado de Phillips. “Ele não descreveu o local e apenas disse que era na floresta tropical e disse que eles estavam amarrados a uma árvore e que ainda não haviam sido identificados”, segue o texto do jornal inglês.

A publicação também inclui a negativa da Polícia Federal e da Univaja, em seguida: “As informações que estão sendo compartilhadas de que os corpos do Sr. Bruno Pereira e do Sr. Dom Phillips foram encontrados não têm mérito”, disse a declaração da Polícia Federal. “Como foi dito anteriormente, materiais biológicos e pertences pessoais dos homens desaparecidos foram encontrados e estão sendo examinados. Assim que qualquer descoberta for feita a família, e a mídia será imediatamente informada”, publicou o veículo, reproduzindo a nota da PF.

“Beto Marubo, um proeminente líder indígena no Vale do Javari, disse ao The Guardian que os grupos indígenas de busca não haviam confirmado a descoberta de dois corpos no local da busca”, diz ainda a reportagem do jornal.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.