TI Kayapó: desintrusão em território indígena no Pará destrói garimpo e maquinários
Por: Cenarium*
10 de maio de 2025
REDENÇÃO (PA) – Policiais Federais lotados no Estado do Pará e demais regiões do Brasil, assim como agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Força Nacional, realizam a desintrusão da Terra Indígena Kayapó, na Região Centro-Sul do Pará.
Operação foi deflagrada no segundo dia do mês de maio. O objetivo da ação é combater o garimpo ilegal e retirar ocupações não autorizadas no território do povo indígena Mebêngôkre. A operação cumpre determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 709.
Veja as imagens:
Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, a ação envolve diversos órgãos do Governo Federal além da PF, entre eles o Ibama, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Força Nacional e o Exército Brasileiro (EB).
Nos primeiros dias de operação, a PF, em conjunto com os demais órgãos, destruiu acampamentos de garimpos ilegais, combustível e maquinário utilizado na atividade ilícita no território Kayapó. Além disso, houve a apreensão de munições, mercúrio, ouro e celulares.
O garimpo ilegal, próximo aos rios Fresco e Branco que banham a terra indígena, deixa as águas barrentas e contaminadas com mercúrio, substância altamente tóxica e muito utilizada no processo de separação do ouro de outros metais.
Até o final da operação, as ações continuarão em duas frentes: desocupação com a retirada dos invasores e combate a garimpos ilegais; e identificação dos responsáveis pelas atividades ilícitas no interior da terra indígena para a aplicação das medidas legais cabíveis.















