TJAM aplica paridade de gênero pela primeira vez e chega a dez mulheres no Pleno
Por: Marcela Leiros
01 de julho de 2025
MANAUS (AM) – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) aplicou, pela primeira vez, a regra de paridade de gênero de acordo com resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e escolheu, nesta terça-feira, 1°, a juíza Ida Maria Costa de Andrade como desembargadora em uma lista composta exclusivamente por mulheres. A magistrada Lia Maria Guedes de Freitas também foi escolhida para uma vaga de desembargadora, mas a partir de uma lista com homens e mulheres da Corte.
Juíza titular da 15.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus, Ida Maria ocupará a vaga da desembargadora Joana dos Santos Meirelles, que se aposentou compulsoriamente pelo critério de idade. Conforme o Edital n.º 07/2025 – PTJ, atendendo as diretrizes da Resolução Conselho Nacional de Justiça (CNJ) n.º 525/2023, a lista era composta apenas por mulheres.
Estavam inscritas, além de Ida Maria, a titular da Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal, Ana Maria de Oliveira Diógenes, e a juíza titular da 22.ª Vara do Juizado Especial Cível de Manaus, Sanã Nogueira Almendros de Oliveira.
Juíza titular da 11.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da Capital, Lia Maria Guedes de Freitas assumirá a vaga deixada pelo Elci Simões, que estava afastado do cargo desde março deste ano por ordem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Concorriam à vaga, segundo o Edital n.º 09/2025 – PTJ, o juiz titular da 19.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da capital, Rogério José da Costa Vieira; o titular da 7.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da capital, Rosselberto Himenes; o titular da 6.ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho da capital, Diógenes Vidal Pessoa Neto; e a titular da 22.ª Vara do Juizado Especial Cível da capital, Sanã Nogueira Almendros de Oliveira.
Reconhecimento
Após a eleição das novas desembargadoras, os magistrados parabenizaram as novas magistradas. O Pleno do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) passará a ter dez mulheres com a eleição das duas novas desembargadoras.
“Primeiramente gostaria de parabenizar a Corte pela chegada de duas brilhantes magistradas que, coincidente, são as mais antigas, e não só por isso, mas pela jurisdição que sempre prestaram“, disse a desembargadora Socorro Guedes.
O desembargador Flávio Pascarelli destacou a importância de duas novas mulheres na composição do Pleno. “Parabéns às duas novas colegas, e destaco que ascensão da Ida por meio da primeira lista exclusivamente feminista é um marco, um marco histórico e simbólico. Rompe-se aqui um ciclo de invisibilidade, e reafirma-se que paridade de gênero não é concessão, é justiça“, afirmou ele.
Lista exclusivamente feminina
A Resolução CNJ n.º 525/023, alterou a Resolução CNJ Nº 106/2010, dispondo sobre ação afirmativa de gênero, para acesso das magistradas aos tribunais de 2º Grau. O Artigo 1º da Resolução CNJ, Nº 106/2010, passou a vigorar acrescido do Artigo 1º-A.
O trecho fala: “No acesso aos tribunais de 2.º Grau que não alcançaram, no tangente aos cargos destinados a pessoas oriundas da carreira da magistratura, a proporção de 40% a 60% por gênero, as vagas pelo critério de merecimento serão preenchidas por intermédio de editais abertos de forma alternada para o recebimento de inscrições mistas, para homens e mulheres, ou exclusivas de mulheres, observadas as políticas de cotas instituídas por este Conselho, até o atingimento de paridade de gênero no respectivo tribunal“.
O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas é composto pelos Desembargadores:
- Desembargador João de Jesus Abdala Simões
- Desembargadora Maria das Graças Pessôa Figueiredo
- Desembargadora Socorro Guedes Moura
- Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira
- Desembargador Yedo Simões de Oliveira
- Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes
- Desembargador Paulo Cesar Caminha e Lima
- Desembargador Cláudio César Ramalheira Roessing
- Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis
- Desembargador Jorge Manoel Lopes Lins
- Desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior
- Desembargadora Nélia Caminha Jorge
- Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes
- Desembargador Airton Luís Corrêa Gentil
- Desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos
- Desembargador Ernesto Anselmo Queiroz Chíxaro
- Desembargador Délcio Luís Santos
- Desembargadora Vânia Marques Marinho
- Desembargador Abraham Peixoto Campos Filho
- Desembargadora Onilza Abreu Gerth
- Desembargador Cezar Luiz Bandiera
- Desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha
- Desembargadora Luiza Cristina Nascimento da Costa Marques
- Desembargador Henrique Veiga Lima
- Dra. Lia Maria Guedes de Freitas (Juíza Convocada)
- Dra. Ida Maria da Costa Andrade (Juíza Convocada)