Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O ritmo mais representativo dos amazonenses, a toada dos bois-bumbás de Parintins – Garantido e Caprichoso, entra na programação nacional da TV Brasil. O Grupo “Toada de Roda”, formado por músicos das duas agremiações terá sua live “Tradição & Raiz” exibida na programação do canal, neste sábado, 29, a partir das 22h30 (horário de Manaus). Serão duas horas de muito ritmo de boi-bumbá para o Brasil inteiro ver e ouvir.

O boi-bumbá Caprichoso foi convidado de honra na live “Tradição &Raiz” que será exibida na TV Brasil (Reprodução/Divulgação)

Segundo Alder Oliveira, líder da banda, a TV Brasil entrou em contato com a TV Encontro das Águas (antiga TV Cultura) e solicitou o material. “Eles nos pediram o material bruto da gravação, ou seja, enviamos para São Paulo cinco horas de gravação”, comentou Alder.

Ainda segundo ele, o registro que aconteceu no dia 25 de junho na Vila Bulcão, às margens da caudaloso Rio Amazonas e rendeu e ainda está rendendo bons frutos para o grupo. “Fizemos a produção geral desse material cujo vídeo foi registrado pela Paulino Produções e o áudio pelo agora saudoso Bosco Vieira”, detalhou Alder.

O majestoso Garantido também abrilhantou a evento do grupo Toada de Roda (Reprodução/Divulgação)

Toadas antológicas

No repertório do Toada de Roda, estão clássicos do Garantido como “Vermelho”, “Tic Tic Tá” e “Lamento de Raça”. Também estão obras memoráveis do boi-bumbá Caprichoso como “Missionário da Luz”, “Toada do Cuirão” e “Ninguém Gosta Mais Desse Boi do Que Eu”.

Tudo para agradar aqueles que não resistem a um bom “dois pra lá, dois pra cá”. “Não podemos assegurar que todas as toadas que gravamos estarão na exibição da TV Brasil porque eles reduziram para duas horas o show que durou cinco horas de duração. Gravamos todos os clássicos ou pelo quase todos os clássicos produzidos em 100 anos da brincadeira de boi-bumbá em Parintins”, recordou.

Especializado em toadas “das antigas”, o grupo Toada de Roda possui três álbuns gravados (Reprodução/Divulgação)

Memória cultural

O grupo Toada de Roda foi criado em 2009 pelo músico e compositor parintinense Alder Oliveira. Com mais de uma década de estrada, o Toada de Roda já gravou três álbuns e pode ser encontrado nas plataformas de streaming como o Spotify. A banda é recorrente na programação do festival folclórico de Parintins.

O grupo é formado pelos músicos da Garantido: Alder Oliveira, Galeto e Elton John. Do Caprichoso são: Rei Azevedo, Edson Azevedo e Alceo Anselmo. O charanguista Clevinho Brandão faz participação especial.

Segundo Alder, a ideia de formar o grupo nasceu da necessidade de resgatar e preservar a memória musical da ilha dos parintinenses. “Formei a banda porque percebi que os registros sonorosos das toadas só começaram a acontecer no início dos anos 1980, mas, já existia uma grande produção e muito desse material precioso estava se perdendo”, relembrou.

Patrimônios imateriais da cultura brasileira, os bois de Parintins são uma das grandes paixões dos amazonenses (Reprodução/Divulgação)

Ainda segundo ele, o Toada de Roda irá continuar no trabalho de pesquisa para registrar mais toadas que fazem parte da brincadeira do boi. “Temos a missão de mostrar para as novas gerações, toda essa produção que não pode ser esquecida ou desprezada”, finalizou.