‘Traumático’, diz superintendente da Suframa sobre incêndio que destruiu fábrica em Manaus


Por: Adrisa De Góes

06 de agosto de 2025
‘Traumático’, diz superintendente da Suframa sobre incêndio que destruiu fábrica em Manaus
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva (Erick Oliveira e Ricardo Oliveira/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, classificou como “traumático” o incêndio de grandes proporções que atingiu as instalações da empresa Effa Motors, na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, em Manaus. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, 6, durante visita do superintendente ao local do sinistro. Para Saraiva, o impacto do incêndio representa uma perda significativa para o setor industrial do Amazonas.

O fogo teve início por volta das 12h de terça-feira e, até as 10h30 desta quarta-feira, as chamas ainda não haviam sido completamente controladas. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atua para evitar que o incêndio se espalhe para fábricas vizinhas e para uma área de mata próxima ao local. Cerca de 150 militares e quase 30 viaturas estão mobilizados na operação.

“É a perda de uma empresa importante. Isso é sempre muito traumático. Nós ainda não podemos avaliar a extensão disso para o Polo Industrial de Manaus, porque todos nós estamos muito entristecidos com o ocorrido. O momento agora é de cautela e de apoio à diretoria da Effa”, disse o dirigente em declaração à imprensa.

Entrada da empresa Effa Motors (Ricardo Oliveira/Cenarium)

Ainda de acordo com Bosco Saraiva, a Suframa agora aguarda o laudo técnico do Corpo de Bombeiros, que deve apontar as causas do incêndio. A Effa Mottors é uma fábrica metalúrgica especializada na produção de caminhões de pequeno porte.

Suframa emitiu nota de solidariedade pelo ocorrido (Reprodução/Suframa)

O fogo também atingiu parte da empresa Valfilm, fábrica especializada em embalagens plásticas flexíveis, parte do grupo Valgroup. Uma funcionária, identificada como Letícia Gomes, de 21 anos, e que está grávida de dois meses, sofreu queimaduras de segundo grau e precisou ser atendida em uma unidade hospitalar.

Vítima sofreu queimaduras

O Complexo Hospitalar Sul (CHS) informou que uma mulher foi internada no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, após o incêndio de grandes proporções que atingiu as instalações da empresa Effa Motors, no Distrito Industrial II, em Manaus.

De acordo com o boletim médico, a paciente está consciente, orientada, respirando em ar ambiente, sem risco de morte e apresenta boa resposta ao tratamento. Ela permanece internada em leito de enfermaria sob os cuidados de uma equipe multiprofissional.

Leia mais: Incêndio atinge fábrica de veículos no Distrito Industrial em Manaus

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.