TRE-AM realiza mutirão no Vasco Vasques na reta final para o encerramento do cadastro eleitoral

Com informações da assessoria

MANAUS — Às vésperas do final do prazo para a atualização do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai realizar um grande mutirão sem agendamentos. A partir de segunda-feira, 2, funcionará, no Centro de Convenções Vasco Vasques, a Central de Atendimento ao Eleitor. Das 8h às 17h, até o dia 4 de maio, o eleitor poderá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral para votar em 2022.

O prazo final de 4 de maio serve para tirar o título de eleitor e também para outros serviços, como a regularização, transferência do município de domicílio eleitoral, a mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social.

Leia também: Menos de 1 em cada 5 jovens de 16 e 17 anos tirou o título de eleitor

PUBLICIDADE

Os atendimentos, nos mesmos horários da Central de Atendimento do Vasco Vasques, até o prazo final estabelecido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), também continuarão sendo realizados nos Cartórios Eleitorais do TRE-AM (capital e interior) e nas duas Centrais de Atendimento ao Eleitor no Fórum Eleitoral de Manaus.

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Wellington Araújo, decidiu, ainda, que o TRE-AM abrirá as portas no sábado e domingo, ou seja, neste final de semana (dias 31/4 e 2/5), para realizar os serviços presenciais.

A Constituição Federal estabelece, no seu artigo 14, que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para aqueles com idade entre 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos.

De acordo com a legislação, o registro de eleitoras e eleitores, a transferência de domicílio eleitoral e a revisão são encerrados 150 dias antes do pleito para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação em todo o país. Daí, o prazo terminar no dia 4 de maio.

O eleitor que está com a situação eleitoral regularizada também pode ter a versão digital do título, no celular ou tablet, e com o documento votar nas eleições. O aplicativo e-Título está disponível nas lojas Play Store (para Android) e App Store (para iPhone).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.