Três deputados bolsonaristas tem inquérito aberto pela PGR por ataques à democracia


11 de janeiro de 2023
Manifestantes bolsonaristas jogam pedras na polícia durante protesto golpista. O Palácio do Planalto, o STF e o Congresso foram invadidos e depredados (Pedro Ladeira/Folhapress)
Manifestantes bolsonaristas jogam pedras na polícia durante protesto golpista. O Palácio do Planalto, o STF e o Congresso foram invadidos e depredados (Pedro Ladeira/Folhapress)

Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – A Procuradoria-Geral da República abriu inquérito contra três deputados bolsonaristas recém-diplomados que incitaram atos antidemocráticos neste domingo, 8. Os alvos são André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Silvia Waiãpi (PL-AP).

De acordo com as informações que chegaram ao Ministério Público Federal, os três incentivaram os atos golpistas por meio de áudios, vídeos e reuniões. O inquérito será encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Na segunda-feira, 9, a bancada do PT, na Câmara, e o PSOL entraram com representações junto ao STF pedindo que parlamentares que participaram ou incentivaram atos antidemocráticos e golpistas sejam investigados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Além dos três, os dois partidos pedem, ainda, a investigação da suplente Pâmela Bório (PSC-PB).

A colunista Mônica Bergamo revelou que Waiãpi apoiou, publicamente, os atos de vandalismo ocorridos no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF. Em publicação nas redes, ela sugeriu que estava em curso uma ação contra um suposto “governo vermelho”. Ainda no domingo, ela apagou as postagens.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO