Quatro desaparecem e sete ficam feridos em deslizamento no AM, diz Defesa Civil
Por: Carol Veras e Jadson Lima
07 de outubro de 2024
MANAUS E MANACAPURU (AM) – A Defesa Civil de Manacapuru (AM) divulgou, na noite desta segunda-feira, 7, os nomes das possíveis pessoas desaparecidas no deslizamento de terra que ocorreu na área portuária da cidade a 69 quilômetros de Manaus. Às 21h46 de segunda-feira, 7, a Secretaria de Comunicação informou, por meio de nota, que quatro pessoas foram registradas como desaparecidas e sete foram encaminhadas para o Hospital Geral de Manacapuru (AM) Lázaro Reis.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), determinou o envio de equipes da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil (PC-AM) e do Corpo de Bombeiros CBMAM) para atuarem no local do desabamento. A Defesa Civil do município informou que poucas pessoas estavam presentes no momento do acidente, o que reduziu o número de vítimas.

De acordo com o órgão, equipes intensificaram as buscas por uma criança de 6 anos que está desaparecida. A menina estava em uma estrutura flutuante com o pai e outros três irmãos no momento do desabamento. As imagens gravadas a partir do Rio Solimões mostram uma casa flutuante ser atingida por parte da terra que desmoronou.
O porta-voz do secretário da Defesa Civil, Daniel Aguiar, afirmou que duas embarcações foram soterradas: um flutuante e uma lancha. O proprietário da lancha sobreviveu e está sob observação em uma unidade hospitalar do município. O órgão ainda informou que os demais feridos que estão hospitalizados são adultos, incluindo os pais da criança desaparecida, que estão recebendo atendimento. O carro do Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para o local da tragédia.
A Marinha do Brasil informou, em nota, que já deslocou meios da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Flotilha do Amazonas, assim como um helicóptero do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), equipes médicas e fuzileiros navais para prestarem apoio, e abrirá um inquérito para apurar as causas e circunstâncias do acidente.
Veja a lista de desaparecidos, segundo familiares:
- Letícia Correia de Queiroz – 6 anos
- Bruno – idade não informada (Gari)
- Jorge Facondi – 64 anos (Pescador)
- Frank Lins Pinheiro de Souza – 37 anos
Vítimas atendidas pelo hospital com ferimentos leves:
- Luiz Fabiano da Trindade
- London Correia de Queiroz
- Laila Correia de Queiroz
- Maria Souza Queiroz
- Jordana Naiara
- Marcelo de Carvalho
- Luiz Antonio Sales
Responsabilidade
Em nota, o Governo do Amazonas disse que o porto é responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma equipe do Corpo de Bombeiros realiza o trabalho de mapeamento da área para resgate de possíveis vítimas e uma equipe foi deslocada para o município para reforçar as buscas, com o auxílio de mergulhadores e especialistas em salvamento em estruturas colapsadas.
O Dnit negou a responsabilidade sobre o porto, conforme o que indicou a nota divulgada pelo Estado. “Ressaltamos que o Porto da Terra Preta não é de responsabilidade desta autarquia. Está sob a gestão do DNIT apenas a IP4 de Manacapuru”, destaca o órgão. Técnicos do Dnit estão no local para realizar uma inspeção detalhada, com o objetivo de avaliar a extensão dos danos e os riscos que ainda podem comprometer a segurança da estrutura.