Três meses após retorno de atividades, Itacoatiara, no AM, tem maior número de casos da Covid-19 em um dia

Desde 17 de julho, o município não registrava 19 casos da doença em 24 horas (Divulgação/ Semsa)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Prefeitura de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) voltou a registrar aumento de casos da Covid-19, que chegou ao total de 2.196 infectados. Em 24 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) do município confirmou 19 novos casos nessa terça-feira, 6. Este é o maior número em quase três meses após a liberação de viagens.

Conforme apuração da REVISTA CENARIUM, a última vez que o município registrou 19 infectados pela doença foi em 17 de julho deste ano, quando Itacoatiara tinha o total de 1.905 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. A partir desta data, os números da doença começaram a apresentar queda ou estabilidade.

PUBLICIDADE

De acordo com a Semsa, o aumento de casos em 24 horas é em decorrência da oferta de testes rápidos para detecção da Covid-19. A pasta pediu, ainda, que a população continue se higienizando e usando máscaras de proteção para que seja mantido o controle da doença na cidade.

“Isso [novas testagens] consequentemente interfere na quantidade de diagnósticos diários. Ressaltamos que do total de casos confirmados, 2.048 estão recuperados ou fora do período de transmissão. Ainda precisamos da colaboração de toda a população, junto ao eficaz trabalho que vem sendo realizado por nossos profissionais”, esclarece comunicado da Secretaria.

Decretos

No dia 15 de julho, a prefeitura publicou o Decreto N. 997 no Diário Oficial dos Municípios (DOM), que restabeleceu a situação de emergência em Itacoatiara. De acordo com o decreto, a medida foi tomada em decorrência do crescente número de casos registrados do novo Coronavírus.

Apesar disso, o decreto também liberou o retorno do transporte de passageiros por via terrestre e fluvial, desde que respeitado o limite de 50% da capacidade máxima de cada um dos meios de transporte.

No mesmo mês, a prefeitura publicou o Decreto N. 1.009 que restabelece a continuidade das fases de reabertura gradual das atividades econômicas em Itacoatiara, que entraram em vigor a partir do dia 3 de agosto.

Em outro Decreto (N. 1.022), do dia 10 de agosto, a prefeitura flexibilizou as atividades econômicas, prosseguindo com o plano de abertura gradual do comércio, beneficiando bares e clubes de lazer.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.