Três meses após ter sido acusado por ministra de intimidação, senador do AM Eduardo Braga critica Arthur do Val

Eduardo Braga e judicialização de pesquisas eleitorais no Amazonas (Senado)

Eduardo Figueiredo – Da Revista Cenarium

MANAUS – “É inaceitável que um homem trate as mulheres com o desrespeito e o baixo nível que o deputado Arthur do Val fez com as ucranianas. Ainda mais em uma situação de guerra, onde elas são as vítimas mais frágeis”, a declaração é do senador do Amazonas Eduardo Braga (MDB) sobre a polêmica envolvendo o deputado do Estado de São Paulo Arthur do Val.

A manifestação feita por Braga no Twitter ocorre quase três meses após o líder do MDB no Senado ter sido acusado pela ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda, de tentativa de intimidação com gritos e palavrões durante uma ligação telefônica.

PUBLICIDADE
Declaração do senador Eduardo Braga em sua conta no Twitter (Reprodução/Twitter)

Na época, a ministra se pronunciou sobre o assunto, afirmando que os gritos dirigidos pelo líder do partido no Senado não a amedrontam. Além disto, ela classificou o ato como “machismo atrasado”.

“Gritos não me amedrontam. O episódio, infelizmente, demonstra que o machismo atrasado ainda resiste às mulheres que assumem posições relevantes na política brasileira. Vou continuar a interlocução com o Congresso com diálogo, serenidade e, sobretudo, com transparência”, declarou a ministra.

Repúdio

Após a repercussão das agressões cometidas pelo senador, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, representada pela Bancada Feminina, se manifestou contra as declarações de desrespeito feitas por Braga, que direcionou gritos e palavrões com a intenção de intimidar Flávia.

De acordo com a nota da Bancada Feminina, “o episódio demonstra que o machismo ainda persiste em relação às mulheres que assumem posições relevantes na política brasileira”.

“Por essa razão, a Secretaria da Mulher, representando a bancada feminina da Câmara dos Deputados, lamenta a postura do referido parlamentar que em flagrante quebra de decoro, e de forma vil, usou palavras inapropriadas para com uma autoridade do mais alto escalão do Poder Executivo, ao mesmo tempo que manifesta total apoio e solidariedade à ministra Flávia Arruda, repudiando, assim, as declarações do Senador Eduardo Braga (MDB-AM)”, destacou a secretaria em nota.

Leia mais: Bancada feminina da Câmara dos Deputados repudia agressões de Eduardo Braga à ministra

Sempre ríspido

O senador é conhecido nos bastidores da política pela personalidade forte e por sempre enfrentar mulheres de forma grosseira e ríspida. Em março de 2021, Braga teria destratado uma funcionária durante uma transmissão ao vivo, em uma rede social. De acordo com as imagens, o político estava em uma ligação telefônica e pediu para que a funcionária mostrasse a primeira parte do documento e, ao perceber que a moça não sabia do que se tratava, se irritou com a mesma.

Leia mais: Em tom ríspido, Eduardo Braga adverte funcionária durante live

Entenda o caso

Arthur do Val, conhecido Mamãe Falei, que desembarcou na Ucrânia dias atrás para acompanhar de perto o conflito, usou seu tempo também para um assunto absolutamente apartado da guerra ou da destruição do país pela Rússia.

Em uma série de áudios que enviou para um grupo de amigos no WhatsApp, Arthur do Val gasta vários minutos descrevendo suas impressões sobre as mulheres ucranianas, a quem define como “fáceis porque são pobres”:

“Detalhe, hein, mano, elas olham. E vou te dizer: são fáceis porque são pobres”.

Leia mais: ‘São fáceis porque são pobres’, diz deputado de SP, Arthur do Val, sobre mulheres da Ucrânia

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.