Três recém-nascidos morrem no mesmo dia em UTI de hospital; polícia investiga
16 de julho de 2024

Davi Vittorazzi — Da Cenarium
CUIABÁ (MT) — Três bebês recém-nascidos morreram nessa segunda-feira, 15, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Regional do município de Colíder (MT), distante 648 quilômetros de Cuiabá. A Polícia Civil de Mato Grosso abriu um inquérito para investigar as causas das mortes.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), os pacientes nasceram em estado grave no Hospital Regional do município de Alta Floresta, a 800 quilômetros de Cuiabá, e foram encaminhados à unidade em Colíder para receber o atendimento especializado. As crianças chegaram em dias diferentes, em 10, 14 e 15 de julho. A partir de então, ficaram internadas.
Duas das crianças vítimas nasceram prematuras, sendo que uma delas apresentou quadro de asfixia por mecônio, uma condição séria que acontece quando, durante o trabalho de parto o bebê inala uma substância verde que compõe as primeiras fezes da criança, segundo a SES-MT.

A pasta também informou está investigando os casos por meio da Comissão de Verificação de Óbitos do próprio órgão. Já a Polícia Civil informou que a Delegacia de Colíder iniciou as diligências para esclarecimentos das mortes. As autoridades devem ouvir dez funcionários do hospital, além dos pais dos bebês.
Entenda mecônio
O mecônio é a matéria fecal de cor verde escura produzida pelos intestinos antes do nascimento. Geralmente, a eliminação de mecônio ocorre após o nascimento quando o recém-nascido começa a se alimentar, mas às vezes, ele é eliminado no líquido amniótico antes ou perto do momento do nascimento.
A síndrome de aspiração de mecônio é quando ocorre dificuldade em respirar (angústia respiratória) no recém-nascido que inalou a substância fecal estéril para dentro dos pulmões antes ou perto da ocasião do parto.
Leia a nota da secretaria de Saúde na íntegra:
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que três bebês nasceram em estado grave no Hospital Regional de Alta Floresta e, devido ao quadro apresentado, precisaram ser transferidos para o Hospital Regional de Colíder, que dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal.
A transferência foi efetivada, contudo, infelizmente, os pacientes assistidos não resistiram e faleceram. A SES informa que os bebês foram transferidos em dias diferentes – nas datas de 10, 14 e 15 de julho. Dos três pacientes, dois apresentavam prematuridade extrema e um apresentou asfixia por mecônio durante o trabalho de parto.
A pasta ainda esclarece que está em curso uma investigação dos casos pela Comissão de Verificação de Óbitos da SES.“