Troca em datas da segunda dose de vacinas contra Covid-19 causa confusão em Manaus

Aplicação da vacina contra a Covid-19 (Divulgação)
Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – Uma troca de datas para aplicação da segunda dose de vacinas contra a Covid-19 feita pela Prefeitura de Manaus, nesta semana, causou confusão entre o público-alvo dos imunizantes Pfizer/BioNTech e Astrazeneca/Oxford. A antecipação – sem aviso-prévio – em 12 dias feita pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) diverge com o próprio site de vacinação e das redes sociais, além da orientação do Plano de Imunização Nacional (PNI) do Ministério de Saúde (MS).

A assistente administrativa Lindinalva Maciel, de 63 anos, afirma não ter recebido qualquer aviso telefônico ou mensagem de texto da Semsa sobre a mudança nas datas. Cadastrada com dados pessoais, endereço e telefone na plataforma “Imuniza Manaus”, Lindinalva alega que se não fossem os colegas de trabalho, provavelmente iria encerrar o ciclo vacinal na data que consta no cartão entregue na primeira dose.

Maciel tomou a primeira dose da vacina Pfizer, na terça-feira, 6, com previsão da segunda dose para setembro deste ano. “Adiantaram minha segunda dose da vacina para o dia 24 de setembro, sem nem informarem o motivo. Por sorte, meus colegas do trabalho me falaram que a data mudou e pedi para verificarem a minha, quando vi a alteração”, explicou.

PUBLICIDADE

Checagem

A equipe de reportagem da CENARIUM avaliou cerca de 10 CPFs de pessoas vacinadas em diferentes pontos de imunização e constatou a redução em todos os períodos. O Imuniza Manaus também é um canal oficial da Semsa, sendo considerado a principal fonte de informação das vacinas. As datas iniciais do MS estipulavam 90 dias de intervalo entre uma dose e outra. Ou seja, quem tomou a primeira dose da Pfizer no dia 9 de julho, só poderia tomar a segunda dose no dia 9 de setembro, segundo calendário divulgado pelo Ministério da Saúde.

A escritora Paula Batista afirmou que esperava um comunicado oficial da prefeitura, assim como na primeira dose. “Quando chegou essa informação (da antecipação) fiquei meio sem saber o que fazer, pois a prefeitura divulga algo nas redes sociais. Mas no site de imunização, que era por onde a gente estava se baseando, estava diferente. Eu só fiquei sabendo, pois uma galera em um grupo no WhatsApp ficou sabendo e comunicaram o resto do pessoal”, destacou.

Divergências

Ao consultar a data da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no site “Imuniza Manaus”, foi constatado que a aplicação da vacina havia sido adiantada, causando ainda mais distorção entre as informações repassadas pelo canal oficial e pela informação divulgada nas redes sociais da Secretaria de Municipal de Saúde (Semsa).

Informação divulgada pelas redes sociais da Semsa (Reprodução/Internet)

Nota

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Manaus afirmou que não houve mudança no prazo para aplicação da segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer. A Semsa destacou ainda que mantém os 84 dias de intervalo entre uma dose e outra dos imunizantes, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

A prefeitura explica ainda que o sistema Imuniza Manaus considera 80 dias como padrão médio de referência para agendamento automático da segunda dose. “O Imuniza Manaus faz o cálculo com base no número de dias do intervalo, realizando o agendamento de modo a evitar que o usuário ultrapasse esse prazo, caso esqueça de consultar o sistema no período de sua segunda dose ou, por algum motivo, não possa comparecer no dia agendado”, afirmou em nota.

A prefeitura esclareceu ainda que a data anotada no cartão de vacina corresponde ao prazo limite para a conclusão do esquema vacinal, levando em conta o período entre 12 semanas e três meses. A prefeitura aproveitou para informar ainda que qualquer mudança nos intervalos entre as doses será comunicada aos usuários pelos canais oficiais de informação da gestão municipal.

Procurada pela equipe de reportagem da CENARIUM, a Prefeitura de Manaus preferiu não se posicionar em relação aos avisos de mudança de datas aos usuários do canal.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.