‘Tu é fuxiqueira, não é jornalista’, diz prefeito de Manaus após pergunta sobre obra
Por: Marcela Leiros
25 de julho de 2025
MANAUS (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), voltou a protagonizar um episódio de hostilidade contra a imprensa na quarta-feira, 23, ao se referir a uma jornalista como “fuxiqueira“, durante evento para anunciar a construção de um aquário na capital amazonense. Ao ser questionado por Rhyvia de Araújo sobre os custos da obra, Almeida dirigiu a ofensa à repórter.
Em vídeo gravado pela Blink TV, onde Rhyvia atua como repórter, David Almeida aparece saindo do evento, momento em que é questionado pela profissional sobre o valor destinado à construção do aquário.
Ao responder que ainda não sabe o custo do empreendimento, a jornalista pergunta como é possível a gestão anunciar uma obra sem saber se será viável tecnicamente, quando David retruca com a ofensa. “Tu não é jornalista, tu é fuxiqueira“, disse David Almeida, entrando em um veículo e cercado de seguranças e assessores.
Veja o vídeo:
À CENARIUM, Rhyvia de Araújo disse ter se sentido hostilizada. A repórter declarou que ter sido chamada de “fuxiqueira” não é apenas uma ofensa pessoal, mas também profissional.
“O que aconteceu está registrado em vídeo, mas o que não aparece ali é o impacto pessoal de ouvir algo assim no exercício da profissão. Me senti, sim, hostilizada. Como jornalista, estava fazendo meu trabalho, de forma respeitosa e dentro do meu papel de solicitar respostas de um gestor público. Quando o prefeito me chama de ‘fuxiqueira’, ele tenta desqualificar não só a mim, mas a função do jornalismo, que é essencial“, declarou a repórter.
A jornalista disse, ainda, aguardar um pedido de desculpas do prefeito, lembrando que não foi a primeira vez que um episódio como esse aconteceu entre o chefe do Executivo e sua equipe, e a equipe de imprensa da Blink TV.
“Esse gesto não é apenas uma reparação pessoal, mas para que os jornalistas possam continuar exercendo seu trabalho em Manaus com segurança, sem medo de hostilidades por parte do chefe do Executivo ou de sua equipe — que, em mais de uma ocasião, já criou um ambiente hostil contra a BlinkTV, impedindo nosso trabalho com atitudes que beiram a intimidação física“, acrescentou.
Reincidente
David Almeida e sua equipe já se envolveram em conflitos com jornalistas em outras ocasiões. Em agosto do ano passado, um segurança do prefeito agrediu o repórter do Radar Amazônia Adriano Santos durante evento no Auditório Nina Lins, na Universidade Nilton Lins, no bairro Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus.
Imagens mostraram, na época, que o profissional foi agredido pelo segurança, identificado como tenente Renato Araújo Mota, ao questionar o prefeito sobre possível crime eleitoral cometido no local. O segurança tentou arrancar o microfone da mão de Adriano Santos. Ao tentar se aproximar de David Almeida, Adriano Santos foi impedido pelo fotógrafo da campanha do candidato à reeleição, que o atingiu com o cotovelo e o empurrou.
Em 27 de outubro de 2022, ao responder sobre um dossiê com denúncias contra sua gestão, David Almeida também se exaltou com o repórter Adriano Santos, afirmando que o profissional fazia “jornalismo de bodó“, ou seja, fazia política na lama. O caso foi comentado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).