Tumulto em aeroporto de Cabul deixa cinco mortos durante retirada de estrangeiros

Afegãos ocupam pista do aeroporto de Cabul tentando embarcar em voos para o exterior após tomada de poder pelo Talibã (AFP)

Com informações do Infoglobo

CABUL – Ao menos cinco pessoas morreram durante o tumulto no aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, segundo testemunhas, enquanto soldados americanos faziam a segurança do perímetro para acelerar a retirada de seu pessoal diplomático. Centenas de afegãos foram para o aeroporto em busca de voos de fuga, um dia após o Talibã retomar o poder quase 20 anos após a invasão americana em outubro de 2001. 

Não está claro quem são as vítimas ou como elas morreram, mas um funcionário do governo americano disse à Reuters que soldados do País atiraram para o alto para tentar conter pessoas que tentavam embarcar à força em voos militares exclusivos para diplomatas e funcionários da Embaixada dos EUA. O jornal Wall Street Journal fala em três mortes por arma de fogo.

PUBLICIDADE

Uma multidão se dirigiu para o Aeroporto Internacional Hamid Karzai já desde antes do dia escurecer no domingo, tentando embarcar em um dos últimos voos comerciais antes que eles fossem cancelados. Durante a noite, os americanos anunciaram que assumiriam o controle do tráfego áereo e, segundo a Otan, apenas voos militares têm autorização para decolar.

Dezenas de pessoas pularam muros e cercas enquanto soldados americanos, muitos com armas em punho, protegiam a evacuação de seu pessoal. Conforme os voos se preparavam para decolar, as pessoas se agarravam aos lados de aviões militares mesmo enquanto taxiavam na pista.

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, cuja autenticidade não pôde ser confirmada, é possível ver três corpos no chão. Outra testemunha disse ter visto cinco corpos. Na noite de domingo, mais de 60 países emitiram um comunicado conjunto no domingo pedindo que os afegãos e cidadãos de outros países que queiram deixar o Afeganistão possam poder fazê-lo sem impedimentos.

Os Estados Unidos abriram mão de sua grande base militar em Bagram, a cerca de 60 km ao norte da capital, há semanas, em uma etapa da retirada de suas tropas do país. Logo, o aeroporto de Cabul é a única rota de fuga para os americanos, algo que causa ira em muitos afegãos:

“Os americanos não têm o direito de confiscar o aeroporto para uso próprio, eles poderiam ter usado sua própria base para evacuar as pessoas”, disse uma pessoa que preferiu não se identificar.

Veja a matéria completa no site

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.