Turismo responsável: saiba como ser um viajante melhor depois da pandemia

Seria uma boa oportunidade de o brasileiro conhecer melhor o Brasil (Divulgação/ Internet)

Com informações do O Globo

RIO DE JANEIRO – Passados nove meses do início da pandemia, muita gente se pergunta quando poderemos voltar à normalidade e viajar como antes. Outro grupo de pessoas, porém, tem se questionado de maneira diferente: vale a pena voltar a fazer turismo como antes? Para este grupo, encontrar meios mais sustentáveis e responsáveis de viajar se tornou uma necessidade e um compromisso após esse longo período em que o turismo como conhecíamos ficou em suspenso.

Mas como se tornar um viajante mais responsável? Não basta evitar jogar lixo na natureza, explica Carolina Paiva, presidente do Coletivo Muda!, uma entidade que reúne 16 empresas e empreendimentos sociais dedicados ao turismo sustentável em todo o Brasil.

PUBLICIDADE

“A primeira coisa é ter empatia, se colocar no lugar da pessoa que habita aquele destino onde você vai passear ou passar férias. Eu morei em Paraty e lembro como as pessoas de lá odiavam feriado. O destino, para ser bom para o visitante, precisa ser bom para o morador também”, diz. “Outra coisa importante é apoiar iniciativas locais. Mesmo que você se hospede num resort com tudo incluído, saia um pouco para conhecer o entorno, comer num restaurante e fazer compras na comunidade, para contribuir com a economia do lugar”.

Carolina acredita que a pandemia pode ajudar a preparar uma espécie de terreno fértil para uma forma de turismo menos massificada. A valorização de atividades ao ar livre, o contato com a natureza e a preferência por destinos próximos de casa são alguns dos aspectos presentes em muitas das iniciativas de turismo sustentável no país:

“Seria uma boa oportunidade de o brasileiro conhecer melhor o Brasil”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.