Turistas avaliam como ‘satisfatório’ os protocolos de prevenção contra Covid-19 no Amazonas

Com informações do AmazonasTur

MANAUS – Uma pesquisa realizada pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) entre setembro a novembro de 2020 aponta que 56,8% dos turistas que passam pelo estado avaliam como satisfatório o emprego dos protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades de saúde para barrar a transmissão do novo coronavírus.

O levantamento leva em conta a percepção em relação ao aeroporto, porto, restaurantes, meios de hospedagens e de transportes terrestre e aquaviário. Na opinião dos turistas ouvidos, os meios de hospedagem são apontados como o serviço onde os protocolos são seguidos mais à risca (77,9%), seguido do aeroporto (65,6%) e dos meios de transporte terrestre (62,1%).

A abordagem aos visitantes para responderem a pesquisa é realizada pessoalmente no saguão do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Em junho deste ano, a Amazonastur ouviu operadores e, segundo eles, 21% dos viajantes nacionais solicitavam o cumprimento desses protocolos de biossegurança. Em relação aos viajantes estrangeiros, esse número corresponde a 23%.

O chefe do Departamento de Estatística e Tecnologia (Destat) da Amazonastur, Francisco Alves, afirma que após ouvir os operadores fazia-se necessário ouvir a opinião daqueles que recebem o serviço – os turistas. “Faltava identificar o que os consumidores finais dos serviços pensavam sobre isso, para podermos fortalecer a imagem de um destino onde o turismo acontece com qualidade e segurança”, explicou.


A população local (em viagem ou não) também foi ouvida no levantamento. Entre os que vivem no Amazonas, 44,4% consideram que o emprego dos protocolos é satisfatório. No aeroporto, a satisfação é maior entre os amazonenses (59,9%), seguido do transporte terrestre (52,4%) e comércio local (49,6%).

Protocolos

Em junho, a Amazonastur lançou oito protocolos que reúnem as principais orientações dos órgãos mundiais de saúde para as boas práticas sanitárias, que devem ser utilizadas no período pós-pandemia. As cartilhas oferecem aos operadores, durante a retomada gradual dos serviços, orientações sobre as condutas a serem implementadas, nos empreendimentos, para que ofereçam aos turistas, consumidores e profissionais do setor a segurança necessária à prevenção da Covid-19.

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As publicações foram repassadas também aos secretários municipais de turismo do Amazonas, para que sejam enviados aos operadores cadastrados junto ao Ministério do Turismo.

Cada um dos protocolos criados pela Amazonastur traz as orientações para atividades específicas: agências de viagens, bares e restaurantes, eventos, guias de turismo, hotelaria, operadores da pesca esportiva, transporte terrestre e fluvial, uso do Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques.  

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