Twitter 15 anos: como resumir sua vida em 140 caracteres

A palavra "Twitter" significa "uma pequena explosão de informações" ou "assobios de pássaros". (Reprodução/ Internet)

Gisele Coutinho – Da Revista Cenarium

MANAUS – – Neste domingo, 21, o Twitter completa 15 anos de debates sociais, política, notícias e muito entretenimento, tudo isso resumido em apenas 140 caracteres. Fundada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass, nos Estados Unidos, a rede social é uma das mais populares do mundo e está disponível em 35 idiomas diferentes, contando com 316 milhões de usuários cadastrados.

O início

Dois anos antes da fundação do Twitter, Evan Williams e Biz Stone criaram o Blogger enquanto trabalhavam na Google. A ideia de criar o Twitter surgiu durante uma reunião de discussão de ideias (brainstorming), onde foi abordado o tema sobre criar um serviço de troca de status, como um SMS.

PUBLICIDADE

O primeiro nome da rede social foi ‘Status’ e tinha o conceito de envio de mensagens curtas por meio do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando uma update era enviada, mas o nome inicial não agradou, pois não mostrava exatamente o que era o serviço. Ao buscar nomes parecidos no dicionário, Dorsey e os outros encontraram a palavra twitter, que em inglês tem dois significados: “uma pequena explosão de informações inconsequentes” e “pios de pássaros”. Ambos combinavam perfeitamente com o conceito.

Esboço da criação do ‘Status’ (Foto: Reprodução/Twitter)

O protótipo do Twitter foi usado internamente na Odeo, sendo lançado em escala pública e completa (também para computadores) em julho do mesmo ano. Em agosto, os três fundadores e outros membros da Odeo fundaram a Obvious Corporation, que incluía o domínio Twitter.com. O microblog tornou-se uma companhia separada em abril de 2007.

O progresso

A explosão do Twitter aconteceu em 2007 durante o South by Southwest, um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que aconteceu nos Estados Unidos. A conferência interativa trouxe a tecnologia como foco.

Naquele ano, a equipe da rede social teve forte presença na conferência. Foram colocadas duas telas no local principal do evento, lá passava mensagens trocadas exclusivamente no Twitter. A ideia foi um sucesso e, no final do festival, mais de 60 mil tweets foram enviados durante os dias da festa.

No Brasil, o Twitter se popularizou em 2008, mas a versão em português chegou somente em julho de 2011. Hoje, a empresa tem dois escritórios no País, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa alemã Statista, em 2020, a plataforma conta com 187 milhões de usuários ativos em todo o mundo. No Brasil existem 14,1 milhões de brasileiros cadastrados na plataforma. A pesquisa ainda revela que o País ocupa a 4° posição no ranking dos países que mais acessam o Twitter, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (69,3 milhões), Japão (50,9 milhões) e Índia (17,5 milhões).

As mudanças nos últimos anos

Nos últimos 15 anos a plataforma teve diversas mudanças, a logo principal foi uma delas, além de outras funções próprias do aplicativo, como os retweets, replies e hashtags, o Twitter nem sempre teve essa funcionalidade. Elas foram surgindo ao longo do tempo e de ideias que vieram dos usuários.

Outra ferramenta que foi criada foi o RT, os twitteiros queriam de alguma maneira repostar algo escrito por outros usuários, sem tirar o nome de quem realmente escreveu, em agosto de 2010, o botão com a funcionalidade foi adicionado oficialmente.

Logos do Twitter ao longo do tempo (Foto: Reprodução)

Ao longo dos anos outras ferramentas foram sendo adicionadas, como os Trending Topics (TTs), na qual você consegue acompanhar os assuntos que estão sendo comentados em uma determinada região do mundo. As listas servem para formar um grupo de contas do Twitter. Os usuários podem criar suas próprias listas ou seguir outras existentes e, assim, customizar uma linha do tempo específica, que mostrará apenas os tweets das contas adicionadas no recurso. Outro marco importante do Twitter foi o aumento de 140 para 280 caracteres.

Um dos recursos mais recentes dentro do aplicativo são os “Fleets”, lançado em março de 2020. É uma versão dos Stories do Instagram para a rede social. A nova ferramenta permite que você faça uma publicação e ela irá desaparecer em 24 horas. Ele foi inicialmente testada apenas no Brasil.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.