Twitter oferece recompensa em dinheiro para quem corrigir ‘algoritmo racista’


03 de agosto de 2021
Twitter oferece recompensa em dinheiro para quem corrigir ‘algoritmo racista’
De acordo com comunicado divulgado pelo Twitter, o objetivo da competição é identificar "potenciais danos desse algoritmo"(Reprodução/ Internet)

Com informações do Portal Alma Preta

O Twitter anunciou uma competição com recompensa para pesquisadores e hackers que conseguirem corrigir o algoritmo racista e de gênero na plataforma. A iniciativa se deu depois que internautas e um grupo de pesquisadores descobriram que o sistema de corte de imagens da plataforma favorece imagens com rostos de pessoas brancas em vez de fotos com pessoas negras e imagens de mulheres em vez de homens, disse a empresa.

Depois da repercussão, a diretora de engenharia de software da empresa, Rumman Chowdhury, reconheceu o erro quando compartilhou os resultados de um experimento interno que avaliou o funcionamento do algoritmo.

De acordo com comunicado divulgado pelo Twitter, o objetivo da competição é identificar “potenciais danos desse algoritmo” e que “Com este desafio, pretendemos estabelecer um precedente no Twitter e na indústria para a identificação proativa e coletiva de danos algorítmicos”, acrescentou a empresa. Para o desafio, o Twitter vai compartilhar o código utilizado para o recorte de imagem na rede social.

O (a) vencedor (a) da competição vai receber uma recompensa de US$ 3.500, equivalente a R$ 18 mil em conversão direta. Os demais participantes também vão ganhar recompensas.

Em comunicado, o Twitter afirma também que esta é a “primeira competição de recompensas com tendência algorítmica da indústria”. Os vencedores serão anunciados em um workshop hospedado no Twitter, no dia 8 de agosto, na DEF CON AI Village, em Los Angeles, uma das maiores convenções hacker do mundo.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.