UEA abre chamada para trabalhos no 8º Encontro de Perspectivas


Por: Cenarium*

01 de abril de 2025
UEA abre chamada para trabalhos no 8º Encontro de Perspectivas
Imagens do 7º Encontro de Perspectivas (Divulgação)

MANAUS – Promovido pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), as submissões de trabalhos para o VIII Encontro de Perspectivas estão abertas. O evento, que terá como tema “Experienciar a cidadania numa Terra em Transe”, será realizado de 10 a 13 de junho de 2025, com atividades presenciais nas cidades de Manaus, Tefé e Parintins (distante 523 e 369 quilômetros, respectivamente, de Manaus). O encontro reunirá pesquisadores, estudantes, ativistas e membros da sociedade civil em torno de debates fundamentais sobre cidadania, justiça social e emergência climática.

O encontro chega a sua 8ª edição consolidado como um espaço de diálogo interdisciplinar e de construção coletiva de saberes. Inspirado na obra cinematográfica “Terra em Transe”, de Glauber Rocha, o evento propõe uma reflexão profunda sobre os efeitos das mudanças climáticas e os desafios contemporâneos da cidadania, buscando caminhos concretos para o enfrentamento das múltiplas crises que afetam a sociedade brasileira e o planeta.

Durante os quatro dias de programação, serão debatidos temas como os impactos ambientais, sociais, políticos e culturais da crise climática, o enfraquecimento de direitos e a necessidade de fortalecer a participação social e a justiça climática. A proposta é provocar a construção de alternativas para a vivência da cidadania em meio à instabilidade ecológica e às transformações em curso.

A programação inclui mesas temáticas, grupos de trabalho (GTs) para apresentação de comunicações orais, instalações multimodais, cinedebate, minicursos, visitas guiadas com estudantes de escolas públicas e o tradicional Fórum do Observatório da Cidadania e Relações de Poder. Também haverá lançamento de livros e premiação dos melhores trabalhos apresentados nos GTs.

As submissões estão abertas a pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a integrantes de movimentos sociais, ONGs e instituições públicas ou privadas interessados nos eixos temáticos do evento, que incluem: Direitos humanos e Justiça social; Sustentabilidade e meio ambiente; Participação política e engajamento cívico; e Identidade cultural e diversidade.

(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.