Ufam realiza adequações na malha viária em área de construção de novo bloco

A iniciativa busca atender às normativas do Corpo de Bombeiros, voltadas a promover segurança do prédio contra incêndios (Reprodução/Instagram)
Com informações da assessoria

MANAUS – A prefeitura do Campus Universitário da Universidade Federal do Amazonas (PCU/Ufam) vai realizar adequações na malha viária do entorno da construção do Bloco da Faculdade de Odontologia (FAO), no setor Sul da instituição, cuja obra iniciou em 5 de maio deste ano. A iniciativa busca atender às normativas do Corpo de Bombeiros, voltadas a promover segurança do prédio contra incêndios.

Segundo a Ufam, as mudanças também atendem as normativas de acessibilidade, para que todos os espaços da edificação estejam acessíveis a pessoas com deficiência ou com qualquer necessidade especial e às normativas do Plano Diretor Municipal, no que se relaciona a estacionamentos.

“A malha viária será adequada, a fim de otimizar o serviço de transporte público no setor sul com paradas de ônibus e recuos mais bem planejados, tal como melhorar a logística de transporte, quando fornecida pela própria universidade, e acréscimos de vagas nos entornos”, explica o prefeito do Campus Universitário, engenheiro Milton Gomes de Oliveira Júnior.

PUBLICIDADE

O prefeito acrescenta ainda que, embora seja necessária a supressão de uma área de vegetação de 0,56 hectares para a realização da obra, será realizada a compensação ambiental para contrabalançar os impactos previstos no processo de construção.

“Será realizado o plantio de 40 mudas de seringa e de 24 mudas de andiroba, em áreas propícias ao plantio das espécies indicadas pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), mais outras 136 mudas de árvores nativas, que não são de plantio obrigatório, mas de iniciativa da Prefeitura do Campus (PCU), além da recuperação de área degradada no perímetro do campus na divisa com o Bairro Coroado”, detalhou o engenheiro.

A obra na Ufam

A construção da obra busca realocar o curso de Odontologia da Ufam, localizado no Centro de Manaus, para dentro do campus universitário, na zona Sul, com uma infraestrutura superior à oferecida atualmente. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 600 dias. “É um prédio voltado a atender todas as necessidades de um curso de Odontologia, afirma o engenheiro Milton Júnior.

Em 21 de maio deste ano, uma reportagem da REVISTA CENARIUM mostrou que a construção da obra desmatou a maior reserva florestal da cidade e tem ameaçado animais como o sauim-de-coleira. Por meio da Comissão Permanente Ambiental, a Ufam se posicionou e falou em reduzir impactos ambientais.

Confira também: ‘Muito triste e violento’, diz ambientalista sobre desmatamento na Universidade Federal do AM

Segundo a instituição, a ideia inicial é melhorar os processos integrados de construção de edifícios, atuar em diferentes frentes ambientais dentro da universidade, além de diminuir os efeitos contra o meio ambiente. Confira a nota na íntegra aqui.

Veja também: Desmatamento: Universidade Federal do AM fala em reduzir impactos e retoma ações para tratar de obras de edifício

A obra está orçada no valor de mais de R$ 13 milhões, e é realizada pela empresa de construções Tecon. A construção ocorre onde ficam localizados outros blocos destinados a áreas da saúde e ciências biológicas, que abrigam cursos como Educação, Fisioterapia e Zootecnia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.