Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
17 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Com informações da assessoria

MANAUS – A pesquisadora em Comunicação Digital, Pollyana Ferrari, vai realizar palestra sobre ‘Desinformação em tempos de pandemia’, no próximo dia 24/11, às 20h, de forma online. A apresentação faz parte do I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, promovida pelo Grupo de Pesquisa Trokano, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“A gente vai conversar um pouco sobre como cresceu o número de fake news, de material de desinformação não só ligado à Covid-19, mas ligado também ao meio ambiente, à questão indígena, durante esses quase dois anos de distanciamento social da pandemia. Também falaremos sobre como combater esse mal tão presente no século 21”, explicou ela. Autora de obras muito utilizadas por estudantes e profissionais de jornalismo, Pollyana afirmou que a indústria do “fake” tornou-se muito lucrativa na pandemia.

A pesquisadora em Comunicação Digital, Pollyana Ferrari. (Divulgação)

Inscrições abertas

Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 20 de novembro no Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia. O evento de caráter híbrido (presencial e online) ocorrerá no período de 22 a 26 de novembro de 2021. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/inscricao

Com formato totalmente adaptado por conta da pandemia, a programação do simpósio contempla conferências, mesas temáticas, minicursos/oficinas e apresentação de papers (Grupos de Trabalho). O evento é realizado pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICCEZ/Ufam Parintins) e Faculdade Boas Novas.

O simpósio faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT -2021) e conta com apoio financeiro do Edital Nº 005/2021 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I) do Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

As conferências, mesas e palestras vão contar com a presença de pesquisadores renomados, não apenas da Amazônia como também de outros Estados, que tratam de questões decorrentes do tema do evento: ‘Comunicação e Transversalidade na Pesquisa e na Inovação na Amazônia’. Os valores das inscrições custam R$ 20 para estudantes e R$40 para os demais profissionais.

Sobre Pollyana Ferrari

É pós doutora em comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI) – Portugal, Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP), jornalista, professora do Departamento de Comunicação e professora do programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Autora de 9 livros sobre comunicação digital, entre eles, Nós: tecnoconsequências sobre o humano (2020), Como sair das bolhas (2018), Jornalismo Digital (2010), No tempo das telas (2014) e A força da mídia social (2014). Suas pesquisas estão citadas em mais de 1.500 trabalhos acadêmicos, entre dissertações, teses e artigos acadêmicos. Mais informações: http://pollyanaferrari.com.br/sobre/