Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
25 de julho de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – No próximo domingo, 18 de julho, quem desejar usufruir de um contato maior com a natureza poderá ir até Unidades de Conservação (UCs) em todo o País e se juntar à ação nacional “Um Dia no Parque”. Promovida pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza (Pró-UCs), a ideia é incentivar a valorização de UCs – que são áreas naturais protegidas – e mostrar a importância da preservação da biodiversidade.

Apesar de direcionada a UCs no Brasil, qualquer parque ou até mesmo praças em funcionamento podem ser visitados já que a importância é despertar a consciência ambiental dos brasileiros. “A ideia é ter contato com a natureza, quando possível. Então pode ser em um parque perto da sua casa ou onde você estiver no dia. E vale tudo: desde sentar no banco para observar o pôr do sol até fazer uma trilha de longo curso”, diz a organização do evento.

Segundo a diretora-executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil, Angela Kuczach, a ação contribui mostrando as variadas opções de atividades para crianças, adultos, pessoas idosas, com ou sem deficiência, que podem ser feitas nas unidades. “O contato com a natureza contribui para a saúde do usuário, tanto física como mental. É a atividade física, o descanso da correria do dia a dia, o contato com a família e amigos, além do sentimento de pertencimento a um local”, pontuou a diretora-executiva.

Apesar da data oficial ser 18 de julho, as UCs podem ser visitadas em qualquer dia, conforme agenda de funcionamento próprio. Quanto ao pagamento, cada unidade ou grupo organizador que participe do evento determina se vai fazer alguma cobrança ou não. Normalmente, há determinadas UCs que cobram entrada.

A lista das unidades que participarão do evento podem ser conferidas no site ou nas redes sociais, como Instagram e Facebook. Já há unidades celebrando a data antecipadamente, como o Parque Estadual da Serra da Tiririca, no litoral do Estado do Rio de Janeiro, que realizará caminhada e plantio na Trilha do Morro das Andorinhas neste domingo, 11. O site Unidades de Conservação no Brasil, do Instituto Socioambiental (ISA) disponibiliza a lista de todas as UCs no País.

Coalização

A Coalizão Pró-UCs é formada por um conjunto de instituições ambientalistas e foi lançada em 2018 por Angela Kuczach. A primeira edição contou com a adesão de 65 unidades de conservação espalhadas pelo Brasil. Em 2019, foram mais de 200 UCs.

Em 2020, devido à pandemia, a ação foi realizada pelo canal do YouTube, com participações de especialistas e artistas. Mais de 155 Unidades de Conservação realizaram ações colaborativas e educativas em prol da natureza.

Atualmente, há 336 Unidades de Conservação federais no Brasil, das quais 145 estão localizadas na Amazônia Legal. Estas, somadas a mais 184 unidades estaduais, compõem uma rede formada por 117 unidades de proteção integral e 212 unidades de uso sustentável.