‘Um grande defensor da nossa população’, diz presidente da CMM sobre Amazonino


12 de fevereiro de 2023
‘Um grande defensor da nossa população’, diz presidente da CMM sobre Amazonino
'Um homem honrado e justo', disse o presidente da CMM, Caio André, sobre a trajetória de Amazonino Mendes (Reprodução/Redes Sociais)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), afirmou que, com a morte de Amazonino Mendes (Cidadania), o Brasil se despede de um dos homens mais importantes da política amazonense e que teve imensurável contribuição e relevância no cenário político do País.

“Amazonino Mendes foi um dos maiores estadistas que o povo amazonense já conheceu. Um homem honrado, justo, grande defensor da nossa população e dos direitos das famílias de Manaus e de todo o Estado. Todos nós, homens públicos, um dia nos inspiramos em Amazonino e temos muito a agradecê-lo”, ressaltou Caio André.

Amazonino Mendes morreu neste domingo, 12, aos 83 anos, em São Paulo, onde estava internado no Hospital Sírio-Libanês, devido a complicações causadas por uma pneumonia.

Advogado, empresário e notável político, Amazonino nasceu em Eirunepé (a 1.160 quilômetros de Manaus), na calha do Rio Juruá. Foi senador da República, três vezes prefeito de Manaus e outras quatro governador do Amazonas.

Legado

Conhecido pelo jeito irreverente, o “Negão” tinha como marca, além do tradicional chapéu, a proximidade com o povo do Amazonas, por quem sempre foi abraçado e celebrado. Amazonino fazia questão de manter um diálogo aberto, direto e sem barreiras com a população, tornando-se parte das famílias amazonenses.

Entre as maiores contribuições de Amazonino Mendes está a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tem mais de 20 anos de existência e forma milhares de profissionais todos os anos, em polos distribuídos por todo o Estado.

Amazonino também foi o responsável por grandes feitos na área da saúde, como a construção dos hospitais João Lúcio, 28 de Agosto e Francisca Mendes; além de policlínicas, Centros de Atenção Integral à Criança (Caics) e à Melhor Idade (Caimis).

O legado para a cultura do Amazonas incluiu a construção do Bumbódromo de Parintins, palco do maior festival a céu aberto do mundo, disputado por Caprichoso e Garantido, seu boi do coração.

Homem do povo e filho do interior, Amazonino também era grande incentivador do setor primário, tendo criado programas como o “Terceiro Ciclo”, para distribuir insumos e implementos agrícolas.

(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.