‘Umbrella, here!’: com tradutor e megafone, vendedor transforma chuva de Belém em oportunidade na COP30


Por: Bianca Diniz

19 de novembro de 2025
‘Umbrella, here!’: com tradutor e megafone, vendedor transforma chuva de Belém em oportunidade na COP30
A chuva intensa e o fluxo de turistas da COP30 impulsionaram as vendas de guarda-chuvas de Jonas de Mello (Bianca Diniz/CENARIUM)

BELÉM (PA) – O clima e o grande fluxo de visitantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) abriram uma oportunidade inédita para o vendedor ambulante Jonas de Mello ampliar suas vendas e alcançar clientes internacionais. Atento ao novo público que circula por Belém, ele reformulou a forma de divulgar seus produtos: passou a usar um tradutor on-line para gravar anúncios em inglês, que agora ecoam pelo megafone e chamam a atenção de delegações de diferentes países.

“Eu fui na internet, no tradutor, para ficar mais fácil […] para ficar mais visível a divulgação e aumentar mais a renda”, contou Jonas à CENARIUM. “Já vendi guarda-chuvas para gringos: alemão, francês, americano… Tem para todo mundo aproveitar a COP30, para ter uma renda extra”, completou.

Jonas de Mello usa tradutor on-line para gravar anúncios em inglês (Bianca Diniz/CENARIUM)

A palavra “umbrella”, tradução de guarda-chuva para o inglês, acabou se tornando a marca registrada de Jonas nos arredores do Hangar Centro de Convenções da Amazônia, espaço que abriga a conferência climática e concentra o maior fluxo de visitantes internacionais. O chamado em inglês, repetido pelo megafone, virou um atrativo curioso para delegados e turistas que circulam pelo local.

O clima de Belém, marcado por chuvas frequentes, segue sendo um aliado indispensável nas vendas do ambulante. “Em novembro, a chuva é mais constante, de manhã, à tarde e à noite. Belém chove o ano todo, mas nesta época é mais intensa”, ressaltou Jonas, que nasceu na capital paraense.

Mesmo antes da COP30, Jonas já circulava por casas de show, festas e praias para aproveitar diferentes públicos da cidade. Agora, com o movimento intenso da conferência, ele diz que o impulso nas vendas foi ainda maior. “Foi muito positivo. Uma oportunidade de ganhar um extra e aproveitar o movimento da cidade”, avaliou.

Turismo

O Estado do Pará se preparou para um impacto turístico histórico durante a COP30. A estimativa é de que mais de 50 mil visitantes desembarquem em Belém durante o período da conferência climática, que acontece de 10 a 21 de novembro. A rede hoteleira já opera com 95% de ocupação média, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA).

Para atender esse contingente, a cidade ampliou sua capacidade para mais de 53 mil leitos, integrando hospedagens tradicionais, imóveis de temporada e até navios cruzeiro (como a MSC Seaview e a Costa Diadema) transformados em hotéis flutuantes. Além disso, foi erguida a “Vila COP”, com 405 suítes dedicadas ao evento.

Leia mais: É falso que Greta Thunberg está na COP30; entenda
Editado por Adrisa De Góes

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.