União Brasil fecha cerco para Saullo Vianna com alerta de infidelidade partidária nas eleições de 2024

O deputado federal do União Brasil pelo Amazonas Saullo Vianna (Weslley Santos/CENARIUM)
Adrisa De Góes – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O União Brasil proibiu que filiados apoiem pré-candidatos de outras siglas nas cidades em que o partido terá políticos na disputa para cargos majoritários em todo o País. A determinação atinge o deputado federal pelo Amazonas Saullo Vianna, que apoia o pré-candidato à Prefeitura de Manaus pelo Avante, David Almeida, e o pré-candidato à Prefeitura de Parintins (distante 369 quilômetros da capital amazonense) pelo PSD, vereador Mateus Assayag.

Em Manaus, Vianna não demonstrou apoio público à pré-candidatura à prefeitura do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, de quem é correligionário. Já em Parintins, Assayag tem o apoio do atual prefeito do município, Frank Bi Garcia (PSD), adversário político do presidente do União Brasil no Amazonas, governador Wilson Lima. Na cidade, a legenda do parlamentar federal tem como candidata à prefeita a vereadora Brena Dianná.

O alerta, assinado pelo presidente nacional da sigla, Antonio de Rueda, destaca que o objetivo do União Brasil é garantir uma atuação mais afinada com os propósitos partidários e, com isso, obter um maior número de postulantes eleitos para os Executivos municipais.

PUBLICIDADE
Da esquerda para direita: Bi Garcia (prefeito de Parintins), Saullo Vianna (deputado federal) e Mateus Assayag (vereador e pré-candidato à Prefeitura de Parintins) (Reprodução/Redes Sociais)

“O União Brasil Nacional reforça a todos os dirigentes partidários, mandatários e filiados a proibição de apoiar pré-candidatos e candidatos de outros partidos políticos não coligados nos municípios onde o União Brasil disputará as eleições para cargos majoritários”, diz trecho do comunicado.

Ainda de acordo com o alerta, o não cumprimento da determinação pode acarretar no afastamento partidário de Saullo Vianna e dos demais filiados do União Brasil, assim como configurar infração disciplinar e a prática de infidelidade partidária, previstas no Estatuto da sigla.

Entre as penalidades para casos de infidelidade partidária, o regimento da legenda diz que o filiado perderá as “prerrogativas, cargos e funções que exerça em decorrência da representação e da proporção partidária na respectiva Casa Legislativa”.

Trecho do estatuto do União Brasil orienta sobre infidelidade partidária (Reprodução)
Apoio a adversários

Em março deste ano, Saullo Vianna não compareceu ao lançamento da pré-candidatura de Roberto Cidade à Prefeitura de Manaus pelo União Brasil, mas esteve no lançamento da pré-candidatura à reeleição do prefeito da capital amazonense, David Almeida (Avante). O parlamentar federal e o mandatário municipal têm demonstrado alinhamento em eventos políticos.

Vianna compareceu a uma série de inaugurações da Prefeitura de Manaus ao lado de David Almeida, entre elas a entrega de restaurantes “Prato do Povo”. No último dia 25, ambos inauguraram a oitava unidade do projeto, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte da capital.

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o deputado federal Saullo Vianna (Reprodução/Redes Sociais)

 “Agradeço ao prefeito David Almeida por sua parceria e compromisso com essa causa tão importante”, disse o deputado federal no evento. Ele destinou, até o momento, R$ 43 milhões em emendas parlamentares para a implantação de um total de dez restaurantes populares, segundo informou em pronunciamento na Câmara dos Deputados, em maio deste ano.

A reportagem entrou em contato com o deputado federal Saullo Vianna para solicitar um posicionamento sobre o alerta do União Brasil, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Leia a nota na íntegra:

Desenvolvido por EmbedPress

Leia mais: David Almeida nomeia ex-chefe de gabinete de Saullo Vianna como secretária da Mulher
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.