Unicef afirma que 500 milhões de crianças foram impedidas de aprender na pandemia


29 de agosto de 2020
Unicef afirma que 500 milhões de crianças foram impedidas de aprender na pandemia
Relatório da Unicef conclui que 463 milhões de crianças no mundo foram impedidas de aprender desde o início da pandemia do novo coronavírus (Reprodução/ internet)

Da Revista Cenarium*

MANAUS – Um relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) concluiu que pelo menos 463 milhões de crianças em todo o mundo foram impedidas de aprender desde o início da pandemia de Covid-19. Os principais motivos são a falta de equipamentos necessários para a aprendizagem fora do ambiente escolar e a falta de políticas de educação remota nos países que adotaram restrições contra a propagação do coronavírus.

O número, que equivale a quase um terço do total de crianças em idade escolar no planeta, pode ser ainda maior, segundo o Unicef. “Em muitas situações, apesar das políticas de aprendizagem a distância e da presença da tecnologia necessária em casa, as crianças podem não ser capazes de aprender devido a lacunas de habilidades entre seus professores ou à falta de apoio dos pais”, diz o relatório.

Segundo o documento, 94% dos países analisados tentaram aplicar algum método de educação remota pela internet, rádio ou televisão. A fase pré-primária, entretanto, foi a mais prejudicada -apenas 60% dos países desenvolveram ferramentas para alunos dessa faixa.

Os números do Unicef mostram que a maior proporção de alunos impedidos de aprender (49%) está no continente africano, enquanto o menor índice (9%) é o da América Latina.

(*) Com informações da Folhapress

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