Unimed usa ‘contingência’ para ampliar leitos de Covid-19 após lotação em hospitais particulares

Foram adquiridos novos equipamentos, tanto para atender os casos de Covid-19, quanto para os pacientes com outras patologias que necessitam de UTI. (Reprodução/Interner)

Com informações da assessoria

MANAUS – A direção da Unimed Manaus organizou um plano de contingência institucional para atender os usuários diagnosticados com Covid-19. Entre as ações, foi estruturada uma ala do Hospital e Maternidade localizado no complexo hospitalar da Constantino Nery, zona centro-sul da capital, com atendimento exclusivo a esses pacientes.

De acordo com a diretora técnica da Unimed Manaus, Lucilaide Santos, diante do aumento dos casos de internação de pacientes com a Covid-19, o hospital decidiu suspender, temporariamente, o atendimento particular para priorizar os usuários do Sistema Unimed (Unimed Manaus, Fama, CNU e Unimed Seguros).

PUBLICIDADE

Lucilaide Santos explica que para enfrentar o novo coronavírus, foi instituído o “Comitê do Enfrentamento do Covid-19” para planejar e coordenar as ações implementadas. Entre as medidas, foi estabelecido um fluxo específico e padronizado na emergência para casos suspeitos.

Foram adquiridos novos equipamentos, tanto para atender os casos de Covid-19, quanto para os pacientes com outras patologias que necessitam de UTI. Os protocolos de atendimento foram reestruturados para atender as vítimas da Covid-19, para as quais foi montada uma estrutura específica com equipamentos e pessoal especializado.

Também foi elaborado um fluxo assistencial, pensado para estar distante das demais alas de internação, visando com isso, diminuir o impacto da transmissão cruzada. No Pronto Atendimento, foi separado um espaço para recepcionar os pacientes que chegam a unidade hospitalar apresentando sintomas de contaminação pelo novo coronavírus.

Outros hospitais

Em menos de 24 horas, três dos principais hospitais particulares da capital amazonense anunciaram a lotação máxima de leitos destinados à pacientes com Covid-19. Na tarde desta segunda-feira, 28, o Hospital Check-Up, localizado no bairro Adrianópolis, Zona Sul de Manaus, endossou a lista dos instituições médicas privadas com 100% da capacidade alcançada.

Desde o domingo, 28, as noticias sobre a lotação da rede particular tomam conta das redes sociais. O hospital Santa Júlia, foi o primeiro a comunicar a sociedade sobre a limitação da capacidade de atendimento aos pacientes com o novo coronavírus. No entanto, a publicação também não especifica a modalidade de internações comprometida.

Mais cedo, ainda nesta segunda-feira, o Hospital Adventista de Manaus (HAM) anunciou o atingimento de 100% de ocupação dos leitos destinados a pacientes com Covid-19. A rede particular é a segunda da capital amazonense a declarar lotação máxima, em menos de 24 horas, após o Hospital Santa Júlia também declarar a mesma situação.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.