Univaja confirma encontro de outra embarcação e área é isolada para perícia policial

Segundo a Univaja, a embarcação "pode ser de propriedade do Sr. Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como "Pelado", detido, atualmente, para investigação (Reprodução/Apib)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – No início da tarde deste domingo, 12, a assessoria jurídica na União dos Povos Indígenas Vale do Javari (Univaja) informou, por meio de nota, o encontro de mais uma embarcação na Comunidade São Rafael, em Atalaia do Norte (1.136 quilômetros distante de Manaus). A embarcação, encontrada na região onde o indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista Dom Phillips foram vistos pela última vez, segundo a Univaja, “pode ser de propriedade do Sr. Amarildo da Costa Oliveira, conhecido como “Pelado”, detido, atualmente, para investigação“.

É uma segunda embarcação, tipo barco regional, conhecido como ‘motor de centro’ ou batelão“, diz o coordenador jurídico da Univaja, Eliésio Marubo, em complemento da nota que informa: “Nas proximidades do local foi encontrado uma embarcação que pode ser de propriedade do Sr. Amarildo da Costa Oliveira (…) A informação sobre a propriedade da embarcação ainda precisa ser confirmada pelos responsáveis pelas investigações“, consta o documento.

Nota emitida neste domingo, 12 pela Univaja Reprodução/Univaja)

Não procede

Eliésio Marubo ressaltou que não procede a notícia disseminada nas redes sociais nesse sábado, 11, de que corpos foram encontrados durante buscas nas proximidades da Comunidade São Rafael. A informação, inclusive, também foi reforçada pela Polícia Federal, que por meio de nota também desmentiu os rumores de que os corpos de Bruno Pereira e Dom Phillips, desaparecidos desde o último dia 5, haviam sido encontrados durante as buscas.

PUBLICIDADE

Não confirmamos que foi encontrado corpo algum ou parte de corpos naquela região. O que de fato foi encontrado foi um possível vestígio de onde a embarcação dos desaparecidos foi arrastada no local”, esclarece Eliésio.

Por este motivo, segundo a nota, o local estaria isolado para realização de perícias policiais reforçando a declaração de Marubo. “O que a equipe de busca encontrou foi um possível local aonde vestígios,
observados na beira de barranco, apontam que uma embarcação poderia ter sido arrastada no local. Essa informação foi repassada às autoridades responsáveis pelas investigações e por essa razão o local foi isolado pelas autoridades competentes para que busca e perícia sejam realizada
s”, explica o texto.

Com dificuldades de conexão, a União dos Povos Indígenas Vale do Javari atentou para a dificuldade de implementar melhorias na internet local para que as informações e atualizações repassadas à imprensa sejam realizadas com mais rapidez.

Aproveitamos para informar que o sistema para melhoria da internet da nossa equipe, em Atalaia do Norte, ainda não foi instalado. Continuamos na tentativa, sabendo da importância de termos condições de atender a imprensa, ator essencial para que Bruno Pereira e Dom Phillips sejam encontrados“, finaliza o documento.

Leia a nota na íntegra

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.