Universidade de Rondônia é criticada após realizar evento evangélico
Por: Camila Pinheiro
15 de outubro de 2024
PORTO VELHO (RO) – A Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi palco de um encontro de escoteiros organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que contou com a instalação de réplicas de dinossauros e montagem de estruturas como barracas, chuveiros e cozinhas em salas de aula. O evento, realizado entre sexta-feira, 11, e domingo, 13, rendeu críticas por parte da comunidade acadêmica.
Conforme apurou a CENARIUM, o encontro, denominado “Aventuri”, foi realizado com anuência da reitoria da instituição federal. A reitora Marília Pimentel, autorizou o evento por meio do Ofício n.º 193, justificando que atividades como essa enriquecem a experiência educacional dos jovens. Para coordenar e acompanhar o evento, foi nomeado o vice-reitor da Unir, Denny William de Oliveira Mesquita, que também é membro do “Clube de Aventureiros”, ligado à igreja.

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia (Adunir) criticou a decisão da reitoria, argumentando que é ilegal realizar eventos religiosos em uma universidade pública. A entidade também destacou o desrespeito para com os núcleos e departamentos, que foram informados de última hora sobre a atividade. Além disso, a associação denunciou a precariedade das instalações da universidade, com problemas estruturais como a falta de ar-condicionado e infestação de animais peçonhentos.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE/Unir) também se manifestou contra a realização do evento, lembrando que a Constituição Federal, em seu Art. 19, inciso I, proíbe que o Estado estabeleça ou mantenha relações de dependência com cultos religiosos. O DCE apontou que esta não seria a primeira vez que a igreja utiliza as instalações da Unir, referindo-se a um podcast anteriormente gravado nos estúdios da universidade.
Universidade permanece em silêncio
Até o fechamento desta matéria, a reitoria da Unir não divulgou nenhum comunicado oficial sobre o evento e nem retornou às mensagens solicitando posicionamento.