Universidade de Roraima sedia V Congresso Internacional Mundos Indígenas
21 de agosto de 2024

Joselinda Lotas – Da Cenarium
BOA VISTA (RR) – A Universidade Federal de Roraima (UFRR) sedia a 5ª edição do Congresso Internacional Mundos Indígenas, América (V COIMI, Abya Yala), de terça-feira, 20, a sexta-feira, 23, na capital Boa Vista. O evento reúne acadêmicos, professores e demais interessados, e busca observar a importância da construção de novos caminhos para pensar sobre a educação, cultura e as artes verbais indígenas, além da ancestralidade e perspectivas para o bem-viver dos povos originários.
Entre os convidados estão a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, o líder indígena, Davi Kopenawa, co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa e membro da comissão de direitos humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Geni Núñez, a professora da Université Sorbonne Nouvelle-Paris 3, Brigitte Thiérion, a coordenadora geral de educação escolar indígena (CGEEI) do Ministério da Educação, Rosilene Tuxá, dentre outros.

A programação é voltada para professores, pesquisadores, estudantes, indigenistas, organizações indígenas e demais interessados. Os debates também giram em torno da ampliação de diálogos e a integração de universidades brasileiras do Norte do Brasil que apresentam trabalhos sobre as questões indígenas.
O Presidente da Comissão Organizadora da UFRR, o professor Fabio Carvalho, destacou o evento reúne profissionais de vários lugares do País para compor as discussões do tema indígena. Ele também falou sobre a importância de promover uma programação no Estado voltada para as causas indígenas.
“O Congresso, trata-se de um projeto importantíssimo, no sentido que projeta a universidade de Dna indígena e que tem um trabalho voltado para causa a mais de 30 anos. E que consegue por meio desse evento, juntar pesquisadores de diferentes cantos do Brasil e do mundo, para discutir umas das questões, mas pujante da nossa época que são os povos indígenas”, disse Carvalho.

Uma das palestrantes é Sony Ferseck, pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UFRR. Ela é doutora em Estudos Literários pelo Poslit da UFF. Ferseck destaca que abordará a temática das formas de escritas nas comunidades indígenas em uma das mesas de discussão da qual ela irá participar.
“Estarei na segunda mesa temática do evento, tratando sobre arte e literatura indígena múltipla linguagem, e um pouco da minha tese de doutorado, que busca investigar quais são as matérias de que são formadas as palavras, as literaturas indígenas e em especial do povo macuxi”, ressaltou Ferseck.

Além disso, o V COIMI terá uma programação cultural com exposições artísticas, fotográficas como a exposição ‘Peles em papel’ de Duarte Yanomami, Loretta Emiri, Jorge Macêdo com curadoria de Isabel Fonseca, lançamentos e vendas de livros, conversa com os autores e mostra de cinema. Também ocorrerão apresentações musicais com a presença da Orquestra Música sem Fronteiras, da Banda Sociedade de Esquina, Banda Kruviana e Banda GusBras.
O encerramento desta edição do Congresso sediado em Roraima ocorrerá na comunidade indígena Tabalascada, com apresentação de pôsteres, relatos de egressos indígenas no ensino superior e pós-graduação, além de almoço e conferência de encerramento.