Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram

Com informações da assessoria

PAÁ – A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a 5ª Unidade Regional de Educação de Santarém (5ª URE) lançam nesta quarta-feira, 9 de junho, às 16h, a Cartilha de Combate ao Racismo e à Discriminação contra Indígenas nas Escolas Públicas da Rede Urbana de Santarém/PA. O evento será transmitido pelo canal da Proges/Ufopa no YouTube.

O material é resultado do trabalho interinstitucional entre a Ufopa e a 5ª URE, iniciado no ano de 2019, com o projeto de extensão executado pela Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Proges. O grupo, formado por pesquisadores da saúde coletiva e da educação, profissionais da área da educação e estudantes indígenas de graduação e de mestrado, propôs estratégias e metodologias de enfrentamento ao racismo e à discriminação contra indígenas no contexto escolar urbano a partir de uma abordagem participativa.

Cartilha do GEPEEA/Ufopa apresenta conteúdo sobre a pandemia da Covid-19

“Covid-19: a ciência em prol da sociedade”, esse é o título da cartilha produzida pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) da Ufopa, lançada no último dia 5 de junho, na abertura da programação da Semana do Meio Ambiente, realizada de forma remota. Entre os tópicos de destaque no conteúdo da cartilha estão: as vacinas e sua importância, abordando o surgimento e história das vacinas; a revolta da vacina no Brasil; o drive-thru fluvial amazônico; os imunizantes contra a Covid-19; os cuidados necessários durante e após o processo de vacinação; também uma análise gerencial sobre a pandemia; orientações sobre o tratamento de resíduos sólidos, suas leis e seus cuidados em tempos de pandemia; e a Hora de Cultivar, sobre alimentos e plantas para este momento e a horta caseira.

Acesse a cartilha no site