Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
18 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Universidade Aberta Leonel Brizola (UBL), vinculada à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), será inaugurada nesta quinta-feira, 15, em Manaus, com foco na formação política na luta pela Amazônia e em defesa aos povos indígenas da região. Por conta da pandemia da Covid-19, a inauguração da instituição será de forma remota e a solenidade será transmitida pelas redes sociais.

A escola superior tem propósito de organizar e fortalecer o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Na capital do Amazonas, a solenidade terá a participação online do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e do presidente nacional da fundação, Manoel Dias. Para o professor Ademir Ramos, vice-presidente da fundação e coordenador da universidade em Manaus, a inauguração da instituição no contexto atual em que o mundo vive, principalmente, por conta da pandemia, será de extrema importância.

“A fundação é um braço teórico do PTD, uma escola por excelência. O nosso foco maior, além dos cursos específicos de formação, é trabalhar na questão da formação profissional e no desenvolvimento de habilidades. No contexto atual da pandemia, ter mais uma universidade da fundação é, sobretudo, de extrema importância. Vamos entrar muito na questão da cultura amazônica, esta relação do homem com a natureza e o meio ambiente, e focar na questão da saúde pública, valorizando o SUS (Sistema Único de Saúde), desenvolvendo programas interinstitucionais, trabalhando com a saúde, educação e desenvolvimento”, salientou.

A cerimônia será transmitida a partir das 10h de quinta-feira, 15, nas redes sociais da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini – Amazonas. Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini – Amazonas (@flbapam)

O professor Ademir também ministra aulas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Em entrevista à REVISTA CENARIUM nesta terça-feira, 13, ele lembrou que a Educação também é uma pauta e destacou que a escola superior irá priorizar, neste momento, a formação de pré-vestibular para atender gratuitamente os estudantes para o ingresso às universidades. “Será uma de nossas prioridades, vamos focar na formação de agentes de controle, formação do pré-vestibular e investir em preparação ao Enem, algo que já temos dentro do partido”, frisou.

A UBL é uma instituição jurídica de direito privado, de caráter público, sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Brasília. Na capital do Amazonas, a universidade terá sede na rua Gustavo Sampaio, no bairro Aparecida, na zona Sul. Para o professor Ademir, o projeto é a concretização de um sonho que iniciou com Leonel Brizola.

“Leonel Brizola tem toda uma história de quando foi governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, lutando pela educação, quando em seus governos foram construídas mais de 6 mil escolas. Além disso, o doutor Leonel toma para si como líder nacional o ex-presidente Getúlio Vargas, que foi um pioneiro da luta pela educação em 1930”, destacou.

Para informações sobre as inscrições e cursos da universidade, basta entrar em contato com a instituição pelo e-mail [email protected] ou pelo número (92) 99984-1256.