Urnas eletrônicas chegam a aldeias isoladas na região do Vale do Javari, Oeste do Amazonas

Em alguns locais de difícil acesso, urna chega de helicóptero no interior do Estado (Foto: Divulgação

MANAUS – As urnas eletrônicas para as eleições deste domingo (15) precisam percorrer longos caminhos no Amazonas para chegar a localidades mais distantes, entre elas a Terra Indígena do Vale do Javari (TIVJ), no extremo Oeste do Estado.

Desde a sexta-feira (13), as urnas começaram a chegar de helicóptero em aldeias de indígenas isolados em Atalaia do Norte, distante 1.136 Km de Manaus, um dos municípios que dá acesso a região do Vale do Javari.

O pleito em cada uma das aldeias que já vivem em isolamento constante, será acompanhado por um servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) e uma policial militar. Todos os mesários são moradores dessas aldeias, que contabilizam 1.602 eleitores.

PUBLICIDADE

Um acordo entre a Justiça Eleitoral e candidatos à Prefeitura de Atalaia do Norte suspendeu as campanhas presenciais em aldeias do Vale do Javari que ainda não tiveram casos de Covid-19. A estimativa é que 5,5 mil indígenas de etnias diferentes morem na terra indígena.

Segundo o TRE, os dois servidores que foram atuar na região tiveram que ficar em isolamento social, fizeram teste para Covid-19 ao chegarem na cidade. Além disso, o protocolo também exigiu que eles ficassem isolados no hotel, e, quando foram até a aldeia, realizaram mais um teste.

A distribuição das urnas nas aldeias isoladas foi feita por helicóptero. Não é autorizada a permanência da aeronave nas aldeias e, por isso, ela desceu para descarregar o material e os profissionais, e sobe com rapidez.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.