Vacina contra Covid-19 será distribuída a 265 aldeias indígenas do AM na primeira fase de imunização

Vanda Ortega atende Janio Erlani Nascimento Cabral no Parque das Tribos, comunidade na periferia de Manaus que reúne indígenas de 700 famílias e 35 etnias (Ricardo Oliveira/ National Geographic/ Divulgação)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após a técnica de enfermagem Vanda Ortega, do etnia Witoto, ser a primeira indígena amazonense a receber a vacinação contra a Covid-19 no Estado, a Secretaria de Saúde informou nesta terça-feira, 19, que o imunizante será distribuído para 265 aldeias indígenas em 16 municípios do Amazonas.

A distribuição será feita pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (Dsei), vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. Lanchas rápidas farão a logística para levarem as equipes e as vacinas para as comunidades, com o apoio de embarcações de grande porte.

PUBLICIDADE

Com 30.240 indígenas do Estado, segundo o coordenador do Dsei Manaus, Januário Neto, apenas 15.300 indígenas serão vacinados neste primeiro momento, que tem como grupos prioritários os trabalhadores de saúde, idosos de 80 anos ou mais, idosos de 75 a 79 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e a população indígena.

“A Sesai nos deu total apoio para que a gente enviasse esforços na preparação das nossas equipes. Nós estaremos cobrindo 19 polos-base em 16 municípios, com um total de 265 aldeias. A nossa população é de 30.240 indígenas, dos quais 15.300 serão vacinados nesse primeiro momento, ou seja, 100% dos indígenas acima de 18 anos serão cobertos”, enfatizou Januário Neto, coordenador do Dsei Manaus.

As principais notícias do dia 25/05/2020 | DW Brasil | Notícias e análises  do Brasil e do mundo | DW | 25.05.2020
Vanda ajusta luva para procedimento no Amazonas (Reuters)

De acordo com Neto, as equipes dos polos estão preparadas para levar as primeiras doses até as comunidades. “Nós teremos embarcações de grande porte, que serão as bases para que as lanchas de transporte rápido levem as equipes e as vacinas a todas as aldeias. Teremos também os voos necessários para dar suporte e levar essa vacina até lá”, concluiu Januário.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.