Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
27 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações da FolhaPress

SÃO PAULO – A vacinação contra a Covid-19 ocorre em ritmo desigual nas capitais, conforme a demanda, as quantidades recebidas e a programação das prefeituras.

Manaus conseguiu avançar para a faixa dos 60 anos de idade. Recife e João Pessoa começaram a vacinar pessoas a partir dos 64 anos, nessa terça-feira, 23, e Campo Grande deve aplicar os imunizantes no grupo a partir dos 67 neste sábado, 27. Entre as capitais que ainda estão na faixa de octogenários está Teresina, com doses aplicadas em pessoas a partir de 81 anos. A maior parte dos Estados deixa a programação de doses a serem aplicadas e a faixa etária para as prefeituras.

Veja o ritmo de vacinação por capital:

Sudeste

São Paulo: pessoas a partir de 69 anos serão vacinadas a partir desta sexta-feira, 26. A gestão Bruno Covas (PSDB) anunciou nessa quinta, 25, a vacinação de funcionários de várias áreas da saúde acima de 53 anos, moradores de rua e trabalhadores da assistência social e de cemitérios na cidade de São Paulo.

Rio de Janeiro: a capital vai vacinar idosos a partir de 70 anos até o fim do mês. Cronograma está atrasado com relação à previsão inicial da prefeitura, que pretendia vacinar todos acima de 60 anos até o fim de março.

Belo Horizonte: começou a vacinar idosos de 75 anos nessa quarta-feira, 24, e termina nesta sexta-feira, 26. Na sequência, começa a vacinar pessoas de 73 e 74 anos. Não anunciou novas datas para demais faixas.

Vitória: idosos de 70 anos com agendamento começaram a se vacinar nessa quinta-feira, 25. Não foram divulgados novos cronogramas.


Norte

Manaus: neste momento a prefeitura está vacinando pessoas de 60 a 69 anos. Até essa quarta, 24, 91% do público-alvo desse grupo recebeu a primeira dose do imunizante. Não há previsão para o início da vacinação do próximo grupo prioritário, formado por pessoas de 18 a 59 anos com comorbidade.

Belém: até 28 de março serão vacinadas as pessoas de 60 anos. Não há previsão para as próximas fases.

Rio Branco: a prefeitura.

Palmas: segundo cronograma, até dia 31 de março serão vacinadas as pessoas de 69 anos ou mais.

Macapá: deve começar a vacinar pessoas a partir de 60 anos no próximo domingo.

Porto Velho: inicia nessa quinta-feira, 25, a vacinação de idosos a partir de 70 anos. A previsão é de que, na próxima semana, profissionais de saúde de todas as idades possam se vacinar.


Nordeste


Salvador: até 26 de março serão vacinados pessoas entre 69 e 71 anos, de forma escalonada, além de cerca de 2.500 quilombolas.

Fortaleza: a prefeitura iniciou a vacinação de idosos com 73 anos. Novas fases ainda serão anunciadas.
Recife: iniciou a vacinação de pessoas a partir de 64 anos nessa terça-feira, 23. Não há previsão para novos grupos etários.

João Pessoa: começou a vacinar pessoas a partir de 64 anos na terça-feira, 23. Não há previsão para novos grupos etários.

Aracaju: até o dia 1º de abril vacinará, de forma escalonada, pessoas entre 69 e 72 anos.

Maceió: a previsão até quinta-feira, 25, era de vacinar pessoas de 68 anos.

São Luís: a previsão até o dia 30 é de vacinar idosos a partir de 70 anos.

Teresina: termina o mês vacinando idosos de 81 anos.

Natal: começa a vacinar idosos de 72 anos nessa quinta, 25, sem previsão de término.

Boa Vista: na terça-feira, 23, começou a vacinar pessoas de 68 e 69 anos.

Centro-Oeste

Campo Grande: até sábado, 27, vacinará as pessoas de 67 anos ou mais.

Goiânia: iniciou a vacinação de pessoas com 68 anos, que seguirá até esta sexta-feira, 26. Após a chegada de mais doses da vacina, o que não há previsão de ocorrer, iniciará a vacinação do público de 67 anos.

Cuiabá: está vacinando idosos entre 75 e 79 anos. Nesta quarta, teve de fechar os portões do centro de eventos, onde ocorre a vacinação, devido a uma notícia falsa que circulou sobre a vacinação de pessoas a partir de 18 anos. O site da campanha recebeu mais de 50 mil acessos, o que derrubou o sistema.


Sul

Curitiba: até sábado, 27, vacinará idosos de 71 anos ou mais. Como não há regularidade na entrega das vacinas, não é possível fazer previsão a médio e longo prazo.

Porto Alegre: a capital está vacinando idosos de 72 anos ou mais e prevê iniciar a faixa dos 70 anos a partir de domingo.

Florianópolis: está vacinando idosos de 70 anos ou mais e prevê reduzir a faixa para 69 anos a partir deste sábado, 27. Não tem previsão de atingir as demais faixas etárias.