Vacinação no Brasil depende 80% da Coronavac, segundo divulgador científico

Vacina chinesa criada pelo laboratório Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, tem sustentado o plano de vacinação no País (Governo do Estado de São Paulo/Divulgação Via Flickr)

Com informações do Congresso em Foco

O Plano de Imunização do Brasil depende 80% da Coronavac, a vacina chinesa criada pelo laboratório Sinovac, e produzida no Brasil pelo Instuto Butantan, de São Paulo. Segundo o economista e divulgador científico Thomas Conti, das 18,4 milhões de doses aplicadas até 29 de março em todo o país, 14,7 milhões vieram do Butantan. 

Utilizando uma base de dados colaborativa sobre a pandemia chamada Brasil.IO, Conti criou alguns gráficos que mostram o quanto a campanha de vacinação criada pelo governo federal está dependendo da Coronavac. Segundo as pesquisas, foram apenas 3,7 milhões de doses da Covishield (AstraZeneca-Oxford-Fiocruz)  e ficaram concentradas em dois intervalos breves fim de janeiro e fevereiro.

PUBLICIDADE

“Estaríamos praticamente sem vacina no Brasil se o governo federal tivesse conseguido boicotar essa vacina. Não foi por falta de tentar.” diz Conti. Os dados estão disponíveis nas redes sociais do pesquisador. Ele promete atualizá-los a casa 15 dias.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.