Vacinados com duas doses da Pfizer ou AstraZeneca têm risco de infecção 50% a 60% menor pela Delta, mostra estudo

Com informações do InfoGlobo

LONDRES — Pessoas vacinadas com duas doses dos imunizantes da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca têm redução de cerca de 50 a 60% no risco de infecção pela variante Delta do coronavírus, incluindo casos assintomáticos, mostra estudo inglês de larga escala realizado por pesquisadores do Imperial College de Londres.

Os autores da pesquisa, batizada de REACT-1 e divulgada nesta quarta-feira,04, informaram que quem relatou receber duas doses de vacina tinham pelo menos metade da probabilidade de testar positivo para Covid-19. Foram analisados dados de mais de 98 mil voluntários na Inglaterra.

Considerando apenas os que tinham sintomas da doença, a efetividade aumentou para cerca de 59%, de acordo com o estudo, que cobriu de 24 de junho a 12 de julho, período em que a variante Delta já havia prevalecido sobre a variante Alfa, anteriormente a dominante no país.

As estimativas, que não analisaram a efetividade separada por cada vacina, foram menores do que as relatadas anteriormente pela agência de saúde pública britânica Public Health England (PHE) para os imunizantes da Pfizer e AstraZeneca. Mas os pesquisadores argumentaram que isso não era surpreendente ou preocupante, pois as estimativas da PHE foram baseadas exclusivamente naqueles que apresentam sintomas e foram testados, enquanto o estudo do Imperial College foi bem mais amplo.

 “O que estamos observando agora é a efetividade contra a infecção em uma amostra aleatória da população em geral, que inclui indivíduos assintomáticos”, explicou o epidemiologista do Imperial College Paul Elliot, que lidera o estudo.

Ele acrescentou ainda que mesmo quem apresentou sintomas no estudo poderiam não ter sido testados em outra situação, portanto “um grupo maior de pessoas” foi analisado em relação ao da PHE.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO