Valer Teatro: novo espaço multicultural em Manaus celebra literatura amazônica
Por: Marcela Leiros
05 de dezembro de 2024
MANAUS (AM) – De frente para o maior cartão postal de Manaus (AM), o Teatro Amazonas. Essa é a referência para chegar ao Valer Teatro, novo ambiente multicultural da cidade que vai ter as portas abertas ao público a partir de domingo, 8, na rua José Clemente, número 608, bairro Centro, Zona Sul de Manaus.
A ideia do espaço surgiu menor, com a intenção de ser o novo endereço da Editora Valer. Agora, terá livraria, café, restaurante, espaço para eventos e até portal de notícias (https://portaldolargo.com.br/). Tudo isso no principal ponto turístico da cidade, como explicou à CENARIUM o diretor da Valer, Isaac Maciel.
“Essa ideia foi crescendo. Da editora virou também a necessidade da gente voltar com a livraria. Depois da livraria, o café, e do café virou também espaço para o restaurante, para a galeria, para uma parte de eventos, e o portal de notícias para sintetizar as nossas pautas, porque só de obras publicadas sobre a Amazônia temos mais de 2 mil”, explicou.

Segundo Maciel, a reabertura de uma livraria da Editora Valer, após sete anos fechada, marca a retomada de um mercado que estava enfraquecido, o de livrarias de ruas. Ele explicou que, por quase 20 anos, as mega stores de livrarias — lojas muito grandes especializadas na venda de livros — tomaram o mercado e sufocaram os estabelecimentos menores, que voltaram a ganhar força a partir da conexão com os leitores.
“Acredito que outras livrarias surgirão nessa corrente nova do momento, que é o livreiro próximo do leitor. Isso estabelece uma diferença, eu, como livreiro, e também nossos vendedores, que conhecem o consumidor, que conhece o professor, aquela pessoa que frequenta [as livrarias de rua]“, acrescentou.

LEIA TAMBÉM:
- ‘Momorõ’: documentário revela protagonismo indígena no artesanato em Manaus
- Recorde de público em leitura rende prêmio do Guinness a Fernanda Montenegro
- Artistas brasileiros colorem Belém em galeria a céu aberto
- Teatro Lambe-lambe ganha livro impresso inédito, lançado pela UEA
Literatura da Amazônia
Outro propósito do projeto é abrir, ao público, a possibilidade de conhecer mais a Amazônia e seus autores, como detalhou a coordenadora editorial da Valer, Neiza Teixeira. A editora tem mais de dois mil títulos sobre a região publicados.
“Uma das nossas principais linhas, com esse nosso compromisso com o povo do Amazonas, é publicar as Amazônias. Antes era publicar a Amazônia, mas nós temos muitas Amazônias em uma Amazônia. E hoje, pode ter certeza, nós somos a maior editora do Norte do brasil“, destacou.

História
A Editora Valer foi fundada em 1991, em Manaus, período em que a Universidade do Amazonas encontrava-se em plena atividade, porém os estudantes e professores ressentiam-se da falta de livros para aprimorar os seus conhecimentos e de atividades culturais que a auxiliassem no seu desenvolvimento intelectual. Foi essa necessidade que motivou o jornalista Isaac Maciel a empreender no ramo editorial.
Com mais de dois mil títulos publicados, catálogo da Valer apresenta obras como Poranduba Amazonense, de João Barbosa Rodrigues, Os estatutos do homem, de Thiago de Mello, Frauta de barro, de Luiz Bacellar, Barro verde, de Elson Farias, Intramuros, de Astrid Cabral, dentre outras. Para o público infantojuvenil, ela oferece obras, cujo cenário amazônico tem como um dos seus objetivos fomentar o sentimento de pertencimento e o fortalecimento da identidade amazônida.