Vanda Witoto confirma pré-candidatura à Câmara Municipal de Manaus
Por: Isabella Rabelo
22 de julho de 2024
Isabella Rabelo – Da Cenarium
MANAUS (AM) – A líder e ativista indígena, Vanda Witoto, confirmou na noite desta segunda-feira, 22, a pré-candidatura à Câmara Municipal de Manaus (CMM). A candidata é filiada ao partido Rede Sustentabilidade Amazonas (Rede).
Em vídeo publicado em suas redes sociais, Vanda reafirmou seu compromisso com a causa indígena e destacou suas prioridades, caso vença a disputa. Ela seria a primeira mulher indígena a ser eleita vereadora na capital amazonense.
“Quero trabalhar políticas públicas que melhorem a vida das pessoas em saúde, educação, cultura, meio-ambiente e moradia, e trazer bem viver para todos, além de abrir as portas da participação política para nossos povos”, declarou na postagem.
A ativista ainda relembrou sua candidatura a deputada federal, em 2022, que apesar de não ter sido eleita, teve mais de 17 mil votos na cidade de Manaus, e 25 mil em todo o Estado do Amazonas.
“Nossa mensagem ecoou no Brasil e no mundo. Mas é preciso usar toda essa força e conhecimento para transformar a nossa cidade. Eu estou preparada para esse grande desafio”, finalizou.
Atuação
Vanda Witoto, que é técnica em Enfermagem, se tornou um símbolo da luta contra a Covid-19 atuando desde o início da pandemia em sua comunidade Parque das Tribos, em Manaus, além de ter sido a primeira indígena a ser vacinada contra a doença.
Graças a este marco, em junho de 2021, Ortega foi homenageada com um grafite de, aproximadamente, 15 metros de altura, no coração da Rotatória da Suframa, no Centro Cultural Povos da Amazônia, pelo artista Raiz Campos. O local se encontra no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus.
Dentre os vários episódios marcantes vividos por Witoto está a participação na Revista ‘Vogue’, na qual a indígena foi capa do mês de setembro de 2020. Além da Vogue, Vanda também estampou a capa do mês de março da CENARIUM, intitulada ‘Nações Extintas’, que abordou os impactos da Covid-19 sobre os indígenas.
Origem
Segundo o National Geographic, o povo indígena uitoto (também conhecido como huitoto, witoto, murui, muinane, mi-ka, ou mi-pode) habita a floresta tropical colombiana dentro dos departamentos administrativos do Amazonas, Caquetá e Putumayo, no sul da Colômbia.
Mas integrantes dessa comunidade também residem em alguns dos países vizinhos, como nas fronteiras do Brasil e do Peru, de acordo com um documento do Ministério da Cultura colombiano. No Brasil, esse grupo indígena que habita o médio rio Solimões, no estado do Amazonas, mais precisamente nas Áreas Indígenas Barreira da Missão